CuriosidadesNotícias

Borboletas possuem importante função no meio ambiente, conheça:

Não é de hoje, que elas despertam o interesse da humanidade – prova disso é a quantidade de significados que a imagem de uma borboleta pode ter

Ao longo da história, esses pequenos animais passaram a representar transformação e natureza… Além, é claro, de ser fonte de inspiração para diversos artistas, tais como: pintores, músicos e poetas que usavam as belas borboletas em seus diversos trabalhos.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Poucas pessoas devem saber, mas a conservação das borboletas pode não só melhorar o meio ambiente como também melhorar a qualidade de vida das pessoas no futuro. No mundo todo, existem mais de 28 mil espécies, sendo que cerca de 80% delas vivem em regiões tropicais.

As borboletas são polinizadoras muito importantes nas culturas agrícolas. São atraídas por flores coloridas, alimentando-se de néctar. Ao alimentarem-se, seus corpos coletam o pólen, fazendo transporte para outras plantas, ajudando assim a formação de frutas e de flores que produzirão novas sementes, contribuindo para a reprodução das plantas.

Atualmente, existe um grande número de plantas que necessitam de polinizadores, cito como exemplo: as abelhas e as borboletas para fazerem a sua reprodução.

Alterações Climáticas

Hoje em dia, os cientistas enxergam nas borboletas uma espécie de termômetro que indica o avanço das mudanças climáticas.

borboletas

Como elas são muito sensíveis ao habitat, pesquisadores monitoram constantemente esses insetos, conseguindo identificar os mais amplos efeitos da fragmentação dos habitats e das mudanças climáticas.

Devido as alterações ocorridas no clima, borboletas precisaram encontrar novos habitats – há relatos de espécies que chegaram a viajar mais de 200 km para encontrar uma nova casa.

Em alguns casos, borboletas migram para lugares de altitudes maiores e deixam de existir em regiões mais baixas, como é o caso da mountain ringlet, da espécie Erebia epiphron, típica do Reino Unido.

Nas Américas, a população da Borboleta Monarca, por exemplo, diminuiu consideravelmente – só para comparar: no ano de 2004 eram 550 milhões, após 10 anos, ou seja em 2014, eram 50 milhões de Borboletas da espécie, gerando uma queda assustadora de 90% na população.

Finalizando, enquanto houver borboletas há esperança! Desejamos que algo realmente sério e efetivo seja feito para melhorar o ecossistema do nosso planeta…

Por Daniele Balieiro – AGRONEWS com informações de tempo meteored

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados