Ao usar este site, você concorda com nossa Polícia de Privacidade e Cookies.
Aceitar
Agronews Agronews
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós
Notificação
7 de junho de 2025
Personalize
AgronewsAgronews
Redimensionador de fonteAa
Search
  • Editorias
    • Curiosidades
    • Dicas de Especialistas
    • Geral
    • Mercado do Peixe
    • Mercado Financeiro
    • Mundo Animal
    • Notícias
    • Opinião
    • Previsão do tempo
  • Contato
  • Sobre Nós

Top Stories

Explore the latest updated news!
O impacto do aumento do IOF no agronegócio e no bolso do consumidor

O impacto do aumento do IOF no agronegócio e no bolso do consumidor

Musk Mineiro Cria O Primeiro Cyberfusca Do Mundo Agronews

Musk mineiro cria o primeiro CyberFusca do mundo

1
previsão do tempo

Veja como será o clima no Brasil em junho!

Siga-nos!

Nossas Redes Sociais
21.8kFollowersLike
10.3kFollowersFollow
16.4kFollowersFollow
3.4kSubscribersSubscribe
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Blog

Brasil defende etanol na União Europeia

Vicente Delgado
Por Vicente Delgado
Published: 13 de abril de 2018
Compartilhar
COMPARTILHAR

O Brasil e outros países produtores de etanol vão defender a importância do produto numa conferência sobre o papel de biocombustíveis na descarbonização do transporte na Europa, nesta terça e quarta-feira em Bruxelas.

O Brasil e outros países produtores de etanol vão defender a importância do produto numa conferência sobre o papel de biocombustíveis na descarbonização do transporte na Europa, nesta terça e quarta-feira em Bruxelas. Organizada pela Comissão Europeia e outra instituições internacionais, a conferência ocorre num momento crucial, antecedendo a fase final de negociações entre os europeus sobre a nova diretiva que vai regular o mercado de energia renovável na Europa de 2020 a 2030.

A primeira diretiva, de 2009, procurou promover os biocombustíveis para descarbonização no setor de transportes. Mas a União Europeia começou a mudar essa posição em 2016 com uma nova proposta de diretiva para limitar a parte de biocombustíveis convencionais nos transportes a um máximo de 7% em 2021 para 3,8% em 2030. Ao mesmo tempo, defende a obrigação de aumentar a 6,8% em 2030 a parte de outros carburantes com fracas emissões, como eletricidade renovável e biocombustíveis avançados nos transportes.

O debate tem sido grande na Europa sobre a possibilidade de limitação do uso dos chamados “biocombustíveis convencionais”, ou de primeira geração, como o do Brasil. Além das críticas envolvendo o debate “alimentos contra combustível”, as preocupações têm sido sobre emissões de gases de efeito estufa decorrentes de mudanças indiretas no uso da terra (ILUC, em inglês).

Mas o Brasil, que lançou recentemente a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), e outros produtores contestam os cálculos feitos sobre o ILUC. E querem promover os biocombustíveis tomando como base não a matéria-prima com a qual são produzidos, e sim sua pegada de carbono.

A avaliação entre observadores é de que a Europa começou a ficar na contramão do que tem sido feito no mundo, ao querer limitar o biocombustível de primeira geração, sem considerar sua importância na redução de emissões.

Um relatório da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), que tem mais de 150 países-membros, defende que todas as formas de renováveis em transportes serão necessárias para que a UE alcance seus objetivos de descarbonização no longo prazo.

Dentro da UE, a área de clima quer estar na vanguarda do combate à mudança climática, enquanto a de energia foca principalmente nos transportes e aposta na expansão futura de veículos elétricos. Ocorre que a UE tem mais de 256 milhões de carros, com troca anual de 14 milhões na média por novos carros. A expectativa de Bruxelas é de que 30% dos novos carros serão elétricos em 2030.

Apesar do discurso ambiental da UE, o que pesa no fim do jogo é o comércio. Basta ver que a tarifa de importação de etanol brasileiro é de ” 0,19 por litro, comparado a zero para o petróleo cru e 4,7% para o refinado. Além disso, a transição energética na Europa está relacionada à oportunidade de desenvolvimento industrial e tecnológico. E os europeus querem investir mais onde podem ter maior impacto para suas indústrias. Para analistas, os debates na Europa estão muito ideologizados, com preconceito com relação ao uso de biocombustíveis, e desconsideram experiências positivas em lugares como o Brasil, Canadá e o Estado da Califórnia.

Por isso, o evento reúne participantes de terceiros países para comentar essas experiências e, eventualmente, influenciar na negociação entre a Comissão Europeia, o Conselho Europeu e o Parlamento Europeu na definição da nova diretiva. E isso tendo como base conciliar preocupações com sustentabilidade dos combustíveis com a necessidade de soluções para descarbonização dos transportes no curto prazo.

Por: UDOP

TAGS:etanolunião europeia
Compartilhar este artigo
Facebook Copy Link Print
Ad image

Recentes

O impacto do aumento do IOF no agronegócio e no bolso do consumidor
O impacto do aumento do IOF no agronegócio e no bolso do consumidor
Dicas de Especialistas Notícias
Musk Mineiro Cria O Primeiro Cyberfusca Do Mundo Agronews
Musk mineiro cria o primeiro CyberFusca do mundo
Curiosidades Notícias
previsão do tempo
Veja como será o clima no Brasil em junho!
Notícias Previsão do tempo
Leite e longevidade: Como essa bebida transformadora impacta nossa saúde
Leite e longevidade: Como essa bebida transformadora impacta nossa saúde
Dicas de Especialistas Notícias
Ad image

Conteúdo relacionado

Veja outros artigos interessantes
Etanol
Mercado FinanceiroNotícias

Etanol enfrenta nova queda: avanço na moagem pressiona preços desacelerando negócios

Mato Grosso seguro rural
Mato GrossoMercado FinanceiroNotícias

Mato Grosso consolida vice-liderança nacional na produção de etanol na safra 2024/25

etanol
Mercado FinanceiroNotícias

Etanol e gasolina têm quedas nos preços em abril, diz Edenred Ticket Log

gasolina
Mercado FinanceiroNotícias

Gasolina cai em abril após 06 meses sem redução, diz Edenred Ticket Log

etanol
Mercado FinanceiroNotícias

Após 04 meses de alta no etanol combustível se estabiliza, aponta Edenred Ticket Log

1
etanol
Mercado FinanceiroNotícias

Etanol registra leve queda na 1ª quinzena de março, segundo Edenred Ticket Log

etanol
Mercado FinanceiroNotícias

Preço do etanol e gasolina seguem em alta e comprometendo 6,2% da renda das famílias

etanol
Mercado FinanceiroNotícias

Etanol sobe 3,92% em fevereiro, aponta Edenred Ticket Log

Mostrar Mais
Agronews Agronews

Agronews é um dos maiores portais de notícias do agronegócio brasileiro. Acesse cotações, dicas de especialistas, mercado financeiro, previsão do tempo, curiosidades e muito mais.

  • Categorias:
  • Notícias
  • Curiosidades
  • Especialistas

Sobre nós

  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Política de Cookies

Inscreva-se!

Copyright 2025 © Todos os direitos reservados à Agronews®

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?