A colheita da safra 2018/19 de soja chegou na quinta-feira (11) a 88% da área cultivada no Brasil, de acordo com levantamento da AgRural
O número representa avanço de quatro pontos percentuais em uma semana e supera os 85% do ano passado e da média de cinco anos.
Os trabalhos seguem concentrados nas áreas de calendário mais tardio do Sul e do Norte/Nordeste. Apesar das chuvas esparsas registradas no fim de semana anterior em alguns pontos do Rio Grande do Sul, a colheita gaúcha segue avançando rapidamente e com boas produtividades.
No Matopiba, as precipitações frequentes têm tornado a colheita um pouco mais lenta e causado problemas pontuais de qualidade – nada que comprometa, porém, a safra da região.
Produção
Em 10 de março, a AgRural elevou sua estimativa de produção de soja na safra 2018/19 do Brasil de 112,9 milhões para 114,6 milhões de toneladas, graças às condições climáticas mais favoráveis de fevereiro e março, que beneficiaram as áreas mais tardias. Mesmo assim, a produção é inferior ao potencial inicial de 121,4 milhões de toneladas, já que o tempo quente e seco de dezembro e janeiro castigou a soja precoce em diversos estados. A estimativa passará por nova revisão na primeira quinzena de maio.
Por Fernando Muraro, Adriano Gomes, Alaíde Ziemmer e Daniele Siqueira/ AgRural