O Brasil teve saldo positivo na balança comercial do arroz (base casca) no acumulado do ano. De janeiro a maio, as exportações do cereal totalizaram 557,9 mil toneladas, contra importações de 491 mil toneladas. Com isso, o superávit do setor foi de 66,9 mil toneladas, informa a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), com base em dados do Ministério da Economia
No entanto, acrescenta a entidade, os embarques de arroz (base casca) de maio foram os menores do ano: 39.740 toneladas. Já as importações alcançaram 105 mil t, o que resultou em um déficit de 66,7 mil toneladas.
No caso específico do arroz beneficiado, as exportações no acumulado do ano cresceram 11% em valor e 26% em volume em comparação com o mesmo período de 2021.
“Mas, tivemos um déficit de US$ 1,45 milhão na balança comercial do beneficiado porque as importações aumentaram”, diz Carolina Matos, gerente de Exportações da Abiarroz.
Ainda de acordo com ela, o setor está sendo impactado pelas constantes reduções da tarifa de importação determinadas pelo governo, além da alta do preço dos fretes internacionais, que persistem desde o início da pandemia de covid-19.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Por isso, acrescenta, é necessário que o governo implemente medidas para diminuir de fato o custo Brasil, como a eliminação da incidência do Funrural sobre as exportações de arroz beneficiado, para que as indústrias brasileiras tenham condições de isonomia na competição com os produtos importados.
“Caso contrário, a população começará a consumir produtos de pior qualidade com preços mais acessíveis pela redução da tarifa de importação. Enquanto isso, a indústria brasileira seguirá sendo penalizada pelo custo Brasil.”
Por Abiarroz
AGRONEWS® é informação para quem produz