Esse aumento foi impulsionado pelo potencial de consumo do mercado islâmico
Em 2016, o número de certificações de abate Halal cresce 12% no Brasil em comparação ao ano anterior. Segundo a FAMBRAS Halal, empresa que emite os certificados, a maior procura por essas certificações é devido ao interesse das indústrias alimentícias em exportar seus produtos para o mercado islâmico, pois para atender essa demanda, as mercadorias precisam ter o selo Halal.
De acordo com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o mercado consumidor muçulmano conta com 1,8 bilhão de pessoas. Com base nas informações divulgadas pela Apex-Brasil, as exportações para os Emirados Árabes Unidos, em 2016, por exemplo, totalizaram US$ 2,23 bilhões e as importações US$ 366 milhões. Apenas de alimentos e bebidas, o total exportado neste período foi de US$ 3,93 bilhões, com destaque para carne de frango, açúcar e carne bovina.
Para o gestor de Desenvolvimento do Halal Industrial, Dib Ahmad El Tarrass, os setores farmacêutico e de cosmético também estão se interessando mais em obter essas certificações. Além disso, o gestor acredita que os produtos que são certificados não devem ser vistos apenas para atender às demandas islâmicas, mas também às brasileiras.
Fonte: GloboRural