Mundo AnimalNotícias

Cachorro de fazenda: conheça 6 raças ideais

Por serem os melhores amigos do homem, os cães têm o seu estilo de vida alterado de acordo com os nossos hábitos

Sabemos que certos peludos possuem mais facilidade para viver em certos ambientes do que outros. Aqui listamos exemplos, leia a seguir: Raças de Cachorro para Fazenda!

Por muito tempo, difundiu-se a ideia de que, acima de tudo, os cães precisam de espaço e de liberdade. Nesse sentido, seria difícil imaginar um local mais adequado para eles do que uma fazenda ou sítio em áreas rurais.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Mas, afinal, qual o melhor cachorro para fazenda? Para sanar essa dúvida, separamos seis raças de peludos que adoram viver no campo. Acompanhe!

Border Collie

Border Collie

Considerada uma das raças de cachorro mais inteligentes, a Border Collie é natural das regiões montanhosas da Escócia e Inglaterra. Neste ambiente tão propício, o cachorro sempre se destacou por conta dos trabalhos com pastoreio.

Desde que desembarcou nas Américas, há séculos atrás, o animal tem sido o pet perfeito de famílias que habitam o campo. Além disso, é um cão de bom temperamento e se adapta bem em locais de clima temperado.

Pastor Australiano

Pastor Australiano

Inteligente e bastante companheiro, esse cãozinho de raízes australianas ganhou seus padrões de raça nos Estados Unidos. Aliás, foi em terras americanas que o peludo se popularizou. Por lá, ele é um personagem icônico da cultura cowboy como o típico cachorro de fazendeiro!

A pelagem desse pet pode mantê-lo bem quentinho durante o inverno. Nos meses mais quentes, os pelos caem o suficiente para deixá-los bem refrescados. Por ser um animal de muitas vocações, serve tanto como uma boa companhia, como um ajudante no campo.

Pastor Maremano Abruzês

Pastor Maremano Abruzês

A importância do Pastor Maremano junto ao rebanho é justamente evitar o ataque de outros predadores, por isso a presença do cão em locais mais afastados da fazenda é indispensável. O seu instinto não é de atacar, mas ao latir para proteger as ovelhas faz com que o predador se afugente.

São cães que trabalham de dia, mas principalmente à noite, pois é o momento em que muitos predadores costumam atacar. Originários da Itália, se diferenciam do Border Collie pois costumam se misturar no rebanho para sempre estar verificando se possui algum perigo à vista e isso faz com que o rebanho não tenham medo deste leal protetor!

Pastor Alemão

Pastor Alemão

Um cachorro leal e muito obediente, o pastor-alemão é certamente um dos mais indicados para o ambiente rural. O pet adora fazer exercícios físicos e tem um instinto protetor. Por isso é muito utilizado como cão de guarda, já que estão sempre em estado de alerta.

Como o próprio nome indica, esse cão foi criado na Alemanha. O processo de padronização da raça foi longo, com cruzamentos que resultaram em um cachorro atlético, inteligente e hábil.

Labrador Retriever

Labrador Retriever

Nossa lista de cães de fazenda não poderia deixar de contar com o fofinho Labrador Retriever. Muito simpático e fiel, o cãozinho adora brincadeiras ao ar livre, é apaixonado por água e não apresenta agressividade ou timidez.

Se pensa em ter um amigo de quatro patas leal e animado em uma fazenda, talvez essa seja a raça ideal!

Husky Siberiano

Husky Siberiano

Quando se trata de um cão independente e amante de temperaturas negativas, o Husky Siberiano é um dos mais lembrados. Criado no extremo nordeste da Ásia, o famoso lobo dos cachorros vive hoje em diferentes países, incluindo o Brasil.

Serve como excelente cachorro de campo nas regiões de clima frio. A raça é conhecida por sua aptidão para trabalhar, somada a um temperamento tranquilo e amigável. Não é o máximo?

Cuidados com o peludo da fazenda:

Então, você decidiu criar seu cachorro na fazenda com muito espaço e cercado pela natureza? Ainda mais se tratando de raças muito ativas, como Pastor Maremano, Border Collie, Labrador e o Pastor Australiano, é provável que o pet fique feliz e se adapte com facilidade.

Mas, para que ele fique saudável, é fundamental seguir algumas dicas:

Não deixe de cercar a propriedade

Mesmo que a ideia seja dar mais espaço para ao pet, nenhum tutor quer que ele fuja, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça e prevenir acidentes como atropelamentos, é fundamental que a propriedade seja cercada.

Mas tenha cuidado com cercas pouco eficazes e perigosas como as de arame, que podem machucar o cachorro.

Crie um cantinho para o pet descansar ao entardecer

Independentemente da raça, o cachorro precisa de um abrigo onde fique seguro e bem protegido da chuva e do sol. Para ter um cachorro de fazenda, é essencial criar um canil coberto e telado.

Ali, você deverá deixar uma caminha confortável com cobertores, além de outros acessórios, como comedouro, bebedouro e até alguns brinquedos. Esse canil também garante a proteção do cachorro contra outros animais em seu momento de descanso.

Dedique um tempo do seu dia para brincar com seu amigão

Mesmo se divertindo com os encantos da natureza, cães para fazenda são sociáveis e gostam de brincar com seus tutores. Portanto, nunca deixe de dar uma atenção para o seu amigo. Brinque com o peludo ou fique ao lado dele em momentos de descanso.

Com certeza, seu melhor amigo vai adorar esse carinho!

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados