Cachorro de fazenda: conheça 7 raças ideais

Cachorros são tudo de bom e ter um cão ideal para fazer parte de sua propriedade rural é melhor ainda! A equipe do AGRONEWS® separou algumas raças de cachorro de fazenda, confira a seguir:

Por Daniele Balieiro – AGRONEWS®

1-Pastor da Mantiqueira “Policialzinho”

Pastor da Mantiqueira
Créditos: Canil Sobhie

Seu instinto é conduzir o rebanho e não requer muito treinamento… Desde pequeno possuí contato com o gado, se acostumando com a presença um do outro. O Pastor da Mantiqueira, também chamado frequentemente de “policialzinho”, é uma raça de cães de pastoreio (boiadeiro) de porte médio que teve sua origem na Serra da Mantiqueira, sendo uma raça originalmente brasileira

Suas habilidades como pastor de bovinos são muito apreciadas, formando uma tríplice: peão, cavalo e cão, que tem contribuído com a economia durante séculos. São cães rústicos e ágeis, dedicando-se por instinto as lides de gado ou a reunir o gado nos currais quando chegam a seu destino.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

2-Border Collie

Cachorro de fazenda: conheça 7 raças ideais
Border Collie

O Border Collie é considerado um dos cachorros mais inteligentes e leais. De médio porte, ele tem muita energia e está sempre alerta para praticar alguma atividade, por isso, tem conquistado cada vez mais os fazendeiros que buscam um cão de trabalho. Excelente escolha para ser um cachorro de fazenda, é um cão de bom temperamento e se adapta em locais de clima temperado.

Quando falamos sobre inteligência e obediência, o Border Collie domina sendo considerado o cachorro mais inteligente do mundo! Isso mesmo, segundo o livro “A Inteligência dos Cães”, de Stanley Coren, essa raça ocupa o primeiríssimo lugar da lista! Nesta categoria, o Border Collie se destaca por aprender comandos muito rapidamente, sem precisar de inúmeras repetições.

Confira um pouco mais da raça clicando aqui

3-Pastor Australiano

Cachorro de fazenda: conheça 7 raças ideais
Pastor Australiano

Inteligente e bastante companheiro, esse cãozinho de raízes australianas ganhou seus padrões de raça nos Estados Unidos. Aliás, foi em terras americanas que o peludo se popularizou. Por lá, ele é um personagem icônico da cultura cowboy como o típico cachorro de fazendeiro!

A pelagem desse pet pode mantê-lo bem quentinho durante o inverno. Nos meses mais quentes, os pelos caem o suficiente para deixá-los bem refrescados. Por ser um animal de muitas vocações, serve tanto como uma boa companhia, como um ajudante no campo.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

4-Pastor Maremano Abruzês

cachorro de fazenda
Pastor Maremano Abruzês

A importância do Pastor Maremano junto ao rebanho é justamente evitar o ataque de outros predadores, por isso a presença do cão em locais mais afastados da fazenda é indispensável. O seu instinto não é de atacar, mas ao latir para proteger as ovelhas faz com que o predador se afugente.

São cães que trabalham de dia, mas principalmente à noite, pois é o momento em que muitos predadores costumam atacar. Originários da Itália, se diferenciam do Border Collie pois costumam se misturar no rebanho para sempre estar verificando se possui algum perigo à vista e isso faz com que o rebanho não tenham medo deste leal protetor! Mais uma amigo que a equipe do AGRONEWS® indica como cachorro de fazenda.

Confira um pouco mais da raça Pastor Maremano clicando aqui

5-Pastor Alemão

Cachorro de fazenda: conheça 7 raças ideais
Pastor Alemão

Um cachorro leal e muito obediente, o pastor-alemão é certamente um dos mais indicados para o ambiente rural. O pet adora fazer exercícios físicos e tem um instinto protetor. Por isso é muito utilizado como cão de guarda, já que estão sempre em estado de alerta.

Como o próprio nome indica, esse cão foi criado na Alemanha. O processo de padronização da raça foi longo, com cruzamentos que resultaram em um cachorro atlético, inteligente e hábil.

Confira como adestrar e educar cães pastores clicando aqui

6-Husky Siberiano

Cachorro de fazenda: conheça 7 raças ideais
Husky Siberiano

Quando se trata de um cão independente e amante de temperaturas negativas, o Husky Siberiano é um dos mais indicados, o famoso lobo dos cachorros vive hoje em diferentes países, incluindo o Brasil.

Sua propriedade se encontra em uma região com baixas temperaturas? Indicamos o Husky Siberiano, por ter uma boa aptidão para trabalhar, somada a um temperamento amigável e tranquilo.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

7-Pastor Belga de Malinóis

cachorro de fazenda
Pastor Belga de Malinóis

Conhecido como Ferrari dos cães, o Pastor Belga de Malinois é destacado pelo porte imponente, elegância, robustez e resistência à variações climáticas. Lealdade e muita devoção ao criador são outras duas qualidades que este amigável cachorro possui, além de ser afetuoso, gentil e fiel ao seu dono. Apesar de contar com um temperamento amigável, seguro e estável, age com energia quando for necessário defender o dono ou a propriedade, mostrando-se desconfiado com estranhos. É um cão instintivamente protetor, sem que seja impulsivamente agressivo, portanto equilibrado. Baseado em suas características, a equipe do AGRONEWS® indica a raça como cachorro de fazenda.

O drive de seu temperamento é alto (high), porém é obediente e paciente, tendo um comportamento previsível. Reúne, desta forma, as características necessárias para uma escolha inteligente, garantindo, assim, uma convivência feliz, recompensadora e harmoniosa com seus proprietários.

Confira algumas dicas abaixo:

– Não deixe de cercar a propriedade: Mesmo que a ideia seja dar mais espaço para ao pet, nenhum tutor quer que ele fuja, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça e prevenir acidentes como atropelamentos, é fundamental que a propriedade seja cercada. Mas tenha cuidado com cercas pouco eficazes e perigosas como as de arame, que podem machucar o cachorro.

– Crie um cantinho para seu amigo descansar ao entardecer: Para ter um cachorro de fazenda, é importante criar um canil coberto. Ali, você deverá deixar uma caminha confortável com cobertores, além de outros acessórios, como comedouro, bebedouro e até mesmo alguns brinquedos, garantindo proteção do cachorro contra outros animais em seu momento de descanso.

Leitor, conte-nos abaixo nos comentários qual raça de cachorro faz parte da sua propriedade!

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.