<
Para começarmos a esclarecer melhor a base cálculos da arroba do boi, é importante você saber as terminologias empregadas na pecuária de corte. Então vamos lá!
O que é Arroba do boi?
É a medida que representa o peso da carcaça do boi. Algumas teorias afirmam que esse símbolo teria surgido na Idade Média. Os monges copistas, responsáveis por reescrever alguns manuscritos, foram usando esse símbolo como forma de abreviar a preposição latina “ad” que significa “para”, “em” ou “a”.
No entanto, foi em um documento datado de 1536 que pesquisadores encontraram o uso deste símbolo indicando a quantidade de vinho em um barril. O documento supostamente teria sido escrito por Francisco Lapi, um comerciante florentino.
Desde então, a arroba começou a ser usada para simbolizar o peso de produtos comercializados e também a indicar a taxa associada a eles. No Brasil, ela é muito utilizada para medir o peso de alguns animais ou líquidos, sendo que 1 arroba equivale a 15 kg, equivalente a 25 libras.

O que é Carcaça?
Significa o peso da carne com os ossos. Geralmente, representa 50% do peso de todo animal. Exclui o sangue, couro, sebo e os miúdos.
Significado de Peso vivo
É o peso total representado na balança. Por exemplo, um boi de 450 kg pesa 30 @ . Note que isso se refere ao animal vivo, pesado na fazenda, mas não é isso que o frigorífico paga ao pecuarista. O abatedouro paga somente pela carcaça; ou seja, pelo animal morto sem a cabeça, sem a pele, sem os pés e sem as vísceras. Daquelas trinta arrobas sobram cerca de 15 @ na carcaça.
A Informa Economics FNP fixou o rendimento de carcaça em 50% (podendo variar de 40 a 60%). Assim, um animal de 450 kg de peso vivo renderia somente 15 @ (450 kg / 30 kg ) de carcaça, por isso a liberdade de usar a arroba com 30 kg (arroba líquida, ou arroba carcaça).






