Cavalgada da 54ª Expoagro percorre ruas de Cuiabá e é recebida por prefeito

Uma cavalga reuniu dezenas de cavaleiros e amazonas na manhã deste sábado (02) como momento tradicionalista e um chamamento à população cuiabana para a 54ª Expoagro, que inicia nesta segunda-feira, 4 de julho. (Assista o vídeo com a cobertura completa no final desta matéria)

Por Vicente Delgado – AGRONEWS® e Pâmela Muramatsu – Dialog

Percorrendo as principais ruas e avenidas da capital de Mato Grosso, a cavalgada saiu do Parque de Exposições Jonas Pinheiro em direção a Prefeitura de Cuiabá. O evento foi uma mostra que a tradição tropeira ainda está viva. “É um momento que remete à tradição do tropeiro e é muito gratificante mostrar a toda a população cuiabana e manter viva essa cultura”, afirma Allan Paulino, diretor do Sindicato Rural de Cuiabá.

Cavalgada da 54ª Expoagro percorre ruas de Cuiabá e é recebida por prefeito

O evento contou com a participação de diversos cavaleiros e amazonas, empresários, produtores rurais e entre eles, dois coronéis que foram comandantes da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. Já na reserva, o ex-comandante Cel. PM Campos Filho, parabenizou a organização e salientou o ambiente familiar da cavalgada. “O ambiente do cavalo, o ambiente do agronegócio é um ambiente familiar. Aqui vem famílias, nós temos competições e é um ambiente sadio, um ambiente excelente para crianças, então venham conhecer.“, convida Campos Filho. Já o o Cel. PM Jonildo de Assis, que também comandou a PM-MT, reforçou a importância da cavalgada. “É um ambiente fantástico, é um evento que reúne os amantes do cavalo, pessoas que realmente amam e gostam desta atividade e nós como atletas do hipismo clássico estamos aqui para participar deste evento que abre a nossa Expoagro“, finaliza Cel. Assis.

Sete comitivas estiveram presentes durante a cavalgada: Rondon & Cia, Muladeiros, Tropeiros do Cerrado, Toti Rigotti, Capão Bonito, Amigos do Cavalo e Rumo Serra Acima. Além da Sociedade Hípica Cuiabana e da cavalaria da Polícia Militar. “A cavalgada é um evento bonito, queremos divulgar a cultura e a tradição dos tropeiros que integra toda a família, das crianças aos avós, com respeito e carinho aos animais”, diz Dorival Rigotti, vice-presidente da Central de Comitivas de Mato Grosso.

Prefeito de Cuiabá recepciona cavalgada

A cavalgada saiu do Parque de Exposição Jonas Pinheiro e foi até a Prefeitura de Cuiabá, onde os cavaleiros e amazonas foram recepcionados pelo prefeito Emanuel Pinheiro em um café da manhã. Junto do vice-prefeito José Roberto Stopa e do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, o prefeito frisou a parceria do Executivo Municipal com a Expoagro.

Cavalgada da 54ª Expoagro percorre ruas de Cuiabá e é recebida por prefeito

Após a recepção aos Cavaleiros e Amazonas, o prefeito Emanuel Pinheiro, em ato solene, assinou um decreto transferindo temporariamente o gabinete do Palácio Alencastro para o Parque de Exposições durante o período de realização da Expoagro. Segundo o prefeito, este é um reconhecimento à importância da retomada da Expoagro para a capital do agronegócio brasileiro. “A Expoagro é Cuiabá e Cuiabá é a Expoagro. Estamos felizes, assim como toda a população cuiabana, com o retorno da Expoagro. Cuiabá recebe de braços abertos todos os membros desta cavalgada e apoia este evento festivo, de negócios e de oportunidades”, disse Emanuel Pinheiro.

O Deputado Estadual Carlos Avallone, que participou da recepção aos cavaleiros e amazonas da cavalgada, reforçou a importância do apoio a este tipo de evento. “Apoiar este tipo de evento é apoiar o emprego, é apoiar a diversão, a alegria. E é isso que o cuiabano tem de melhor, nós somos um povo que adora receber, que adora participar e eu estou muito contente. Tenho certeza absoluta que será uma grande Expoagro.“, parabeniza Avallone.

O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, agradeceu a parceria com a prefeitura. “Nós nunca tivemos essa oportunidade de receber este apoio em uma Expoagro com tão pouco tempo de execução receber este apoio enorme. Essa é uma gestão que apoia o sindicato e está sempre de portas abertas”. Celso Nogueira ainda lembrou das atrações que serão gratuitas à população, graças ao apoio recebido prefeitura de Cuiabá e parceiros do evento.

Com muita música, alegria e confraternização, a cavalgada foi conduzida pela animação dos locutores Juninho Fernando e Alex Renzi do projeto Rodeio da Vida. Alex que fez a oração oficial da cavalgada, agradeceu a Deus por preparar um dia tão maravilhoso. “Começou bonito, começou abençoado, Jesus proporcionou um dia bonito né, uma manhã de sol cuiabana, a tropa fazendo parte em peso, a polícia militar, as comitivas, mostrando a força da Expoagro, mostrando a força do agronegócio aqui em Cuiabá. E pra nós do projeto Rodeio da Vida é uma honra poder fazer parte, poder fazer a oração abençoando a cavalgada e a abertura da Expoagro.“‘, agradece Alex Renzi.

A 54ª Expoagro ocorre de 4 a 10 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro. Shows, Fórum das Cadeiras Produtivas, rodeio, hipismo, prova de laço e muitas outras atrações estão na programação e você pode conferir clicando aqui. Abaixo você pode assistir a matéria completa deste grande evento.

Assista a Cavalgada da 54ª Expoagro – Aperte o Play!

https://www.youtube.com/watch?v=o-ywrT6g9IM

AGRONEWS® é informação para quem produz

]]>

1 Comentário

  1. Rodrigo fraviano de Oliveiradisse:

    Parabéns a todos cavaleiros e Amazonas
    Foi muito gratificante .equipe da agronews pela matéria obrigado meus parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *