Mercado Financeiro

Cenoura: Preço deve se manter acima dos custos em MG

Os preços da cenoura em São Gotardo (MG) devem permanecer acima dos custos de produção até o final deste mês, já que a área colhida não apresentou grandes alterações

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as baixas temperaturas durante o plantio e desenvolvimento das raízes (julho e agosto) e o tempo seco nos últimos meses afetaram o crescimento secundário das cenouras, reduzindo a produtividade e, consequentemente, a oferta.

Nesta safra de inverno, as cotações têm registrado patamares acima dos custos de produção, devido à significativa redução de 16,6% na área da praça mineira e à menor produtividade na região. De julho a setembro deste ano, os preços da cenoura lavada tiveram média de R$ 18,50/cx de 29 kg, 21% acima do patamar observado no mesmo período de 2016. Especificamente em setembro/17, os valores fecharam a R$ 12,94, 29% acima dos custos. Já em outubro, a valorização das raízes manteve positiva a rentabilidade média dos produtores de São Gotardo.

Além disso, mesmo com o maior volume de chuvas registrado neste mês, nem todas as áreas afetadas pela seca se recuperaram. Com isso, a disponibilidade de cenouras permanece reduzida, mesmo com o leve aumento da oferta (impulsionado por melhores condições climáticas).

Artigos relacionados

Fonte: Cepea

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo