CES 2023, tecnologias e robôs destinados do campo à mesa

A CES 2023 é um evento onde é possível encontrar uma variedade de tecnologias e robôs para realizar tarefas do dia a dia, incluindo as relacionadas à comida. Com isso, selecionamos algumas das soluções mais inovadoras, curiosas e atraentes para tornar o trabalho no campo e na cozinha menos cansativo para as pessoas.

A indústria agrícola está enfrentando desafios cada vez maiores, com a falta de mão-de-obra qualificada e a pressão operacional causada por rendimentos baixos. A solução para esses problemas pode ser encontrada na tecnologia, com robôs e dispositivos inteligentes que podem ajudar a melhorar a eficiência e aumentar a produtividade. Descubra como essas inovações estão revolucionando o campo e como elas podem ajudar a resolver os desafios enfrentados pelos agricultores.

CES 2023, novidades para o campo

A primeira delas é o robô L, desenvolvido pela empresa japonesa Agrist. Ele é projetado para andar pela plantação para encontrar os melhores pimentões para colher. Ele usa uma espécie de trilho em forma de corda, semelhante à câmera usada em estádios de futebol e que parece flutuar pelo campo.

Os sensores do L conseguem detectar e separar os pimentões com precisão milimétrica, graças à inteligência artificial que usa dados sobre a posição do vegetal no pé, o grau de maturidade, o tamanho e o melhor local para colher.

Segundo informado pelos criadores, a ideia desta tecnologia partiu da necessidade de resolver as dores mais comuns enfrentadas pelos agricultores.

A agricultura japonesa está enfrentando desafios significativos devido à falta de mão-de-obra e à pressão operacional. A idade média dos agricultores é de 67 anos, e espera-se que a maioria deles se aposente nos próximos 15 anos. Isso tem levado a uma escassez de mão-de-obra, com os agricultores gastando mais de 50% do seu tempo em operações de colheita.“, informa a Agrist.

Além disso, a renda agrícola está diminuindo, com 60% dos agricultores tendo rendimentos negativos ou inferiores a 1 milhão de ienes. A falta de mão-de-obra também está levando à propagação de pragas devido à falta de gerenciamento adequado do meio ambiente. Portanto o uso de tecnologias auxilia e muito a reverter essa situação, aumentando a capacidade produtiva.

CES 2023, tecnologias e robôs destinados do campo à mesa

Horta conectada

Outra solução interessante é a horta conectada chamada The (New) Rise Garden. Ela permite criar um jardim para espaços pequenos, com plantas comestíveis como alface, couve-flor, pimenta e brócolis. Ela é conectada, permitindo a rega automática e o monitoramento de nutrientes, e pode ser monitorada através de um aplicativo que também ajusta a iluminação artificial e indica quando é o momento ideal para colher as plantas.

Desenhando a bebida

Outro robô, o LiDR – Liquid Drawing – promete utilizar um braço mecânico para criar desenhos tridimensionais com mensagens, ilustrações e padrões em bebidas. Ele pode ser programado ou controlado remotamente com um computador ou celular.

Desenvolvemos o LiDR, a primeira tecnologia de desenho submerso do mundo que transforma líquido em tela. LiDR’s O robô usa líquido de desenho derivado de alimentos para desenhar texto, ilustrações e padrões 3D na bebida. Com o LiDR, você pode expandir a alegria da comunicação, compartilhando a emoção de beber bebidas com designs únicos.“, informam os criadores.

Scanner de qualidade

CES 2023, tecnologias e robôs destinados do campo à mesa

Outra inovação apresentada na CES 2023 é o Predictive shelf-life of fruits & vegetable scanner, desenvolvido pela empresa OneThird. Este dispositivo utiliza uma câmera para analisar a qualidade de frutas e verduras, comparando as informações coletadas com um banco de dados próprio e inteligência artificial para determinar o tempo de validade e a qualidade do fruto.

Aplicação de herbicidas

Por fim para fecharmos essa lista de novidades da CES 203, apresentamos o Herbicide GUSS – que é um robô projetado para pulverizar herbicidas em plantações. Ele é equipado com nove sensores para detectar os melhores locais para aplicar o agente químico, dispensando a necessidade de um operador humano.

CES 2023, tecnologias e robôs destinados do campo à mesa

O Herbicide GUSS é um veículo autônomo projetado para pulverizar pesticida em plantações, sem a necessidade de um operador humano dentro do veículo. Ele é controlado remotamente, e é possível acompanhar o trabalho de até oito unidades simultaneamente. Além de tornar a plantação mais tecnológica, o uso deste veículo também promete reduzir o desperdício dos produtos aplicados, diminuindo o impacto ambiental e os custos no geral.

E então, o que achou destas novidades? escreva nos comentários qual destas inovações mais te agradou.

Por Vicente Delgado, com informações de Olhar Digital.

AGRONEWS® é informação para quem produz

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *