A CES 2023 é um evento onde é possível encontrar uma variedade de tecnologias e robôs para realizar tarefas do dia a dia, incluindo as relacionadas à comida. Com isso, selecionamos algumas das soluções mais inovadoras, curiosas e atraentes para tornar o trabalho no campo e na cozinha menos cansativo para as pessoas.
A indústria agrícola está enfrentando desafios cada vez maiores, com a falta de mão-de-obra qualificada e a pressão operacional causada por rendimentos baixos. A solução para esses problemas pode ser encontrada na tecnologia, com robôs e dispositivos inteligentes que podem ajudar a melhorar a eficiência e aumentar a produtividade. Descubra como essas inovações estão revolucionando o campo e como elas podem ajudar a resolver os desafios enfrentados pelos agricultores.
CES 2023, novidades para o campo
A primeira delas é o robô L, desenvolvido pela empresa japonesa Agrist. Ele é projetado para andar pela plantação para encontrar os melhores pimentões para colher. Ele usa uma espécie de trilho em forma de corda, semelhante à câmera usada em estádios de futebol e que parece flutuar pelo campo.
Os sensores do L conseguem detectar e separar os pimentões com precisão milimétrica, graças à inteligência artificial que usa dados sobre a posição do vegetal no pé, o grau de maturidade, o tamanho e o melhor local para colher.
Segundo informado pelos criadores, a ideia desta tecnologia partiu da necessidade de resolver as dores mais comuns enfrentadas pelos agricultores.
“A agricultura japonesa está enfrentando desafios significativos devido à falta de mão-de-obra e à pressão operacional. A idade média dos agricultores é de 67 anos, e espera-se que a maioria deles se aposente nos próximos 15 anos. Isso tem levado a uma escassez de mão-de-obra, com os agricultores gastando mais de 50% do seu tempo em operações de colheita.“, informa a Agrist.
Além disso, a renda agrícola está diminuindo, com 60% dos agricultores tendo rendimentos negativos ou inferiores a 1 milhão de ienes. A falta de mão-de-obra também está levando à propagação de pragas devido à falta de gerenciamento adequado do meio ambiente. Portanto o uso de tecnologias auxilia e muito a reverter essa situação, aumentando a capacidade produtiva.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...