Cerca de 5.300 produtores de soja, milho e trigo foram prejudicados; pecuária também foi afetada
A Emater calcula que as chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul prejudicaram cerca de 5.300 produtores, que tiveram 110 mil toneladas de soja, milho e trigo perdidas ou com sua qualidade prejudicada.
No levantamento preliminar a empresa informa que uma área de 75 mil hectares foi afetada por conta dos temporais registrados entre os dias 23 e 31 de maio, que atingiram boa parte do Estado.
Cerca de 177 municípios registraram perdas.
3.334 localidades rurais gaúchas foram afetadas pelas chuvas. Nestas localidades, aproximadamente 82.600 propriedades rurais foram atingidas.
A produção de frutas, especialmente caqui, laranja e tangerina, também foi afetada, mas em menor escala, com quase 3 mil toneladas perdidas ou prejudicadas. Os produtores de alface, couve e repolho, entre outros, perderam 916 toneladas de produtos.
Pecuária – Em relação à pecuária, a atividade mais prejudicada foi a produção de leite. Cerca de 13 milhões de litros deixaram de ser coletados devido à impossibilidade de escoar a produção ou pela dificuldade de alimentar os animais. Mais de 18 mil produtores, além de várias usinas de beneficiamento, foram afetadas.
Fonte: Estadão Conteúdo
Edição: Agronews