fbpx
conecte-se conosco

Previsão do tempo

Ciclone pode ter movimento atípico na costa do Brasil, analisa Climatempo

Publicado

em

ciclone no brasil

Uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica na costa Sul do Brasil e se desloca em direção à costa do Sudeste. Porém, os meteorologistas estão intrigados com o movimento retrógrado que esta baixa pressão faz, voltando do mar em direção ao continente.

Confira no vídeo abaixo:

Os ciclones extras e subtropicais que se formam normalmente (e com frequência) na costa brasileira se deslocam para alto mar, se afastando do continente. Entretanto, alguns modelos meteorológicos indicam que após se afastar do continente, o ciclone deve se aproximar novamente da costa após o dia 3 de abril – e é isto que está deixando os meteorologistas com “pulga atrás da orelha”, já que este movimento do mar para o continente é típico de furacões.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Ao se depararem com esta sugestão dos modelos de previsão de vento e pressão, os meteorologistas não poderiam deixar de lembrar do Catarina, o único furacão até agora comprovadamente formado na costa do Brasil. Este sistema se originou de um ciclone extratropical, entrou em águas quentes e ganhou energia para se transformar em um furacão, que avançou para costa do Sul do Brasil causando destruição. Além disso, o fato de estarmos no mês de março deixa os meteorologistas ainda mais em alerta, já que esta é uma época em que o mar está quente, por ser o mês do fim do verão.

Os meteorologistas da Climatempo estão acompanhando o deslocamento deste ciclone e seguirão trazendo atualizações no decorrer dos próximos dias.

Por Climatempo

AGRONEWS – Informação para quem produz

Publicidade
Clique para comentar

Comente esta matéria

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previsão do tempo

CLIMATEMPO 20 a 26 de abril 2021, veja a previsão do tempo

Publicado

em

climatempo 20 a 26 de abril 2021

Ciclone subtropical se intensifica na costa entre SC e RJ

Assista o Boletim CLIMATEMPO 20 a 26 de abril 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil na próxima semana.

Como a Climatempo alertou no fim de semana passado, uma área de baixa pressão atmosférica se organizou sobre o oceano, entre o litoral de Santa Catarina e do Rio De Janeiro formando um ciclone com características subtropicais.

Na manhã da segunda-feira, 19 de abril, a Marinha do Brasil oficialmente caracterizou este sistema como uma depressão subtropical. Se esta baixa pressão atmosférica continuar evoluindo, ganhando mais força, como é o esperado, se transformará em uma tempestade subtropical e, neste nível, será nomeada, isto é, vai receber um nome. A expectativa da Marinha do Brasil é que isto ocorra ainda no decorrer desta segunda-feira.

Apenas a Marinha do Brasil pode “batizar” os sistemas meteorológicos especiais que por ventura se formem em águas oceânicas brasileiras. Somente os sistemas que alcançam força suficiente para ser uma tempestade subtropical recebem um nome. Isto acontece quando o vento produzido pelo sistema atinge velocidades iguais ou superiores a 34 nós, aproximadamente 61 km/h

Na análise feita pela Marinha na manhã desta segunda-feira, o vento máximo estimado por satélite ficou na faixa de 25 nós a 30 nós (45 km/h a 55 km/h).

Ainda segundo a Marinha, o centro da baixa pressão atmosférica associada a esta depressão subtropical se encontrava a aproximadamente 300 milhas náuticas (555 km) à leste da costa do

estado de Santa Catarina e a 250 milhas náuticas (450 km) ao sul da costa do estado do Rio de Janeiro,

Se esta depressão subtropical realmente se intensificar para uma tempestade subtropical será batizada de Potira (flor) e será o primeiro sistema deste tipo a se organizar em abril na costa leste brasileira, pelo menos desde 2011, ano em que a Marinha do Brasil passou a nomear os sistemas meteorológicos especiais que se organizam na costa brasileira.

Em 2018, a Marinha atualizou a lista de nomes para possíveis ciclones que se formem na costa brasileira, que são nomes indígenas. A nova lista passou a ter 15 nomes e a anterior tinha 10 nomes.

Confira a lista completa com a época e local de formação dos sistemas nomeados até agora.

1 – Arani (tempo furioso) – março 2011 – RJ/ES

2 – Bapo (chocalho) – fevereiro 2015 – SP

3 – Cari (homem branco) – março 2015 – SC

4 – Deni (tribo indígena) – novembro 2016 – RJ

5 – Eçaí (olho pequeno) – dezembro 2016 – SC

6 – Guará (lobo do cerrado) – dezembro 2017 – ES/BA

7 – Iba (ruim) – março 2019 – BA

8 – Jaguar (lobo) – maio 2019 – RJ

9 – Kurumí (menino) – janeiro de 2020 – ES/RJ

10 – Mani (deusa indígena) – final de outubro de 2020 – ES/RJ

11 – Oquira (broto de folhagem) – dezembro 2020 – RS

12 – Potira (flor)

13 – Raoni (grande guerreiro)

14 – Ubá (canoa indígena)

15 – Yakecan (o som do céu)

Aviso especial divulgado pela Marinha do Brasil

AVISO NR 322/2021
AVISO ESPECIAL (válido até 21h de 20/4/2021, hora de Brasília)
EMITIDO ÀS 1330 HMG – SEG – 19/ABR/2021
DEPRESSÃO SUBTROPICAL COM PRESSÃO CENTRAL DE 1010 HPA EM 27S043W, MOVENDO-SE PARA LESTE/NORDESTE, COM VENTOS FORÇA 7/8, AFETANDO AS ÁREAS ALFA, CHARLIE E DELTA, AO SUL DE 22S, E VENTOS FORÇA 8/9 AFETANDO AS ÁREAS BRAVO E SUL OCEÂNICA AO SUL DE 25S. MAR GROSSO/MUITO GROSSO ASSOCIADO. POSIÇÃO ESTIMADA EM 200000 HMG EM 26S041W COM PRESSÃO CENTRAL DE 1006 HPA. POSIÇÃO ESTIMADA EM 201200 HMG EM 26.5S040W COM PRESSÃO CENTRAL DE 1004 HPA.
VÁLIDO ATÉ 210000 HMG.

CLIMATEMPO 20 a 26 de abril
CLIMATEMPO 20 a 26 de abril 2021, veja a previsão do tempo 1
Continue lendo

Climatempo

Risco de chuva forte nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, diz Climatempo

Publicado

em

previsão do tempo

Nebulosidade sobre o Brasil

Um sistema de baixa pressão atmosférica se organiza sobre o mar, na altura do litoral de São Paulo e poderá se transformar em um ciclone subtropical nas próximas 48 horas. A circulação de ventos deste sistema favorece aumento de instabilidade sobre o leste de São Paulo, Rio De Janeiro , sul do Espírito Santo e de Minas Gerais, e também intensifica o vento de quadrante sul sobre a costa de São Paulo, Paraná e Santa Catarina nesta segunda-feira.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Uma massa de ar seco vai ganhando força sobre o Sul do Brasil, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul deixando estas áreas com poucas nuvens.

Nos estados do norte do Nordeste atuam áreas de instabilidade, principalmente sobre o Maranhão e o Piauí. Praticamente todo o Norte, exceto norte de Roraima permanece com muitas nuvens carregadas.

ciclone
Risco de chuva forte nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, diz Climatempo 2

Previsão do tempo para 19/4/2021 – segunda-feira

Segunda-feira de muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no Rio de Janeiro e áreas da Zona da Mata mineira, também todo o litoral de São Paulo e do Paraná.

Dia de sol e sem previsão de chuva no sul e leste de Mato Grosso do Sul, centro-oeste de São Paulo e na maior parte da Região Sul. O litoral do Paraná tem chuva mais persistente. O leste do Paraná, de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul ainda têm condições para chuva no decorrer do dia.

Na Região Nordeste tem aumento de instabilidade com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no Piauí, Maranhão e noroeste da Bahia. Toda faixa leste da Região está sujeita a chuvas ocasionais e o interior com pancadas de chuva durante a tarde.

Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva durante a tarde e à noite sobre a maior parte do Centro-Oeste.

A Região Norte segue com muitas nuvens, principalmente na costa do Amapá, centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas, que têm chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, sol e pancadas de chuva principalmente no período da tarde e da noite.

Alertas meteorológicos para 19/4/2021

Ficam em alerta para o risco de temporais, com chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento a área que compreende o Amapá, leste do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí, além do oeste do Ceará, de Pernambuco e noroeste da Bahia.

Alerta de temporais no centro-sul mineiro, incluindo a Grande BH, Zona da Mata e o sul mineiro, sul do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste de SP, incluindo a faixa litorânea.

Fortes rajadas de vento estão previstas em toda a faixa litorânea entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro. Pode também ocorrer rajadas moderadas de vento no centro-sul do Rio Grande do Sul e no centro-sul paulista devido à atuação do Ciclone Subtropical.

Por Climatempo

AGRONEWS – Informação para quem produz

Continue lendo

Previsão do tempo

CLIMATEMPO 19 de abril 2021, tempo instável entre o Norte e Nordeste

Publicado

em

climatempo 19 de abril 2021

Assista o Boletim CLIMATEMPO 19 de abril e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta segunda-feira.

Tendência para a semana em SP

O ar mais seco vai ganhar força pelo interior de São Paulo ao longo da semana, por isso o tempo vai seguir firme, principalmente nas áreas do centro-norte e oeste do estado. Será uma semana com sol e temperaturas em gradativa elevação.

Enquanto isso, as áreas do sul e leste continuam recebendo umidade. O sol até vai aparecer nos próximos dias, mas sempre variando com períodos mais nublados na Grande SP, no litoral e nos Vales do Paraíba e Ribeira. Ainda fica ventando, por causa do ciclone no oceano e as temperaturas ficam mais amenas.

A chuva vai persistir sobre o litoral até o fim da semana, mas cada vez enfraquecendo mais. Na Grande SP chove até quarta-feira e depois o tempo fica firme, mas ainda com algumas nuvens.

Novo ciclone subtropical poderá se formar na costa brasileira

Os meteorologistas estão atentos a uma nova área de baixa pressão atmosférica que começa a se desenvolver na costa de São Paulo. A simulação de vários modelos atmosféricos concordam que esta baixa pressão atmosférica vai se intensificar, podendo atingir características de um ciclone subtropical. O sistema deve estar completamente formado na próxima segunda-feira, 19 de abril.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informação para quem produz

Continue lendo


Tendências