Usando comunicação acústica para ecolocalização como os morcegos, robôs minúsculos conseguem silenciar pessoas, criando zonas de fala com tecnologia revolucionária de “enxames acústicos” (vídeo impressionante dos testes no final desta matéria)
E se você pudesse se concentrar em uma conversa em meio a uma sala barulhenta, ou eliminar completamente o som de uma região? Parece ficção científica, mas essa promessa futurista agora está mais próxima da realidade. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveu minúsculos robôs que se auto-organizam em enxames acústicos e podem identificar e separar falantes em uma sala. Essa tecnologia, publicada na semana passada(21/10), na renomada revista Nature Communications, abre as portas para aplicativos inéditos.
Tecnologia para silenciar pessoas
Os cientistas conseguiram criar pequenos robôs do tamanho de uma bola de golfe que contêm microfones, alto-falantes e sensores. Esses dispositivos são capazes de se comunicar por sinais sonoros e se espalhar sozinhos por uma superfície como uma mesa. O enxame coopera para se localizar no espaço com precisão centimétrica, sem necessidade de câmeras ou qualquer infraestrutura externa.
“É como se cada robô fosse um ouvido móvel trabalhando em conjunto para entender uma cena acústica complexa”, explica o professor Shyamnath Gollakota, líder da pesquisa. “Juntos, eles conseguem associar cada fonte sonora a uma localização precisa no espaço, o que nunca havia sido feito antes sem câmeras”. complementa.

Quando os robôs estão espalhados pelo ambiente, eles podem detectar e separar as vozes de várias pessoas falando ao mesmo tempo. Usando algoritmos de aprendizado de máquina, o enxame identifica o número de falantes, suas localizações em duas dimensões e consegue silenciar pessoas, isolando o áudio de cada um.
Isso permite focalizar uma conversa específica ou eliminar sons de uma região, como em cenas clássicas de ficção científica. “Agora, essas aplicações futuristas estão ao alcance da mão”, celebra o professor Gollakota.
Controle fino do ambiente sonoro
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...