Andança do Geneplus, Acrimat em Poconé, tourada CFM e Agro Maripá na Alemanha
A edição de 2017 do Circuito Geneplus Embrapa, evento no qual pecuaristas, técnicos e pesquisadores visitam fazendas atendidas pelo programa de melhoramento genético, será realizada de 5 a 8 de abril. Neste ano, quatro fazendas do estado de Mato Grosso irão compor o roteiro. Nele, os visitantes irão conhecer os resultados obtidos por produtores mato-grossenses e a forma de trabalho em cada propriedade.
A primeira fazenda visitada será a Estância Ângela, em Rondonópolis, na quarta-feira, dia 5. Em seguida, no dia 6, o grupo segue para o município de Jaciara, onde serão conferidos os resultados do Geneplus na Fazenda Araponga. Já na quinta-feira, dia 7, o grupo passará pela Fazenda Kangayan, em Denise, e no dia 8, o Circuito será finalizado na Fazenda São Luiz, em Mirassol d’Oeste.
“A ideia é reunirmos os participantes do programa para o intercâmbio de experiências relacionadas ao melhoramento animal feito dentro de cada propriedade e dar a oportunidade aos associados de exporem aos demais integrantes como o trabalho vem sendo desenvolvido da porteira pra dentro”, afirma Leonardo Nieto, técnico do Geneplus e organizador do circuito. “Além de estreitar o relacionamento entre eles, durante as visitas é possível aos visitantes conhecer diferentes trabalhos de seleção genética e a importância de se priorizar a utilização de touros com procedência. Isso é importante para todos os integrantes da cadeia”, complementa Nieto.
Ainda na estrada
Começou dia 20 deste mês a edição 2017 do tradicional Tour do Corte promovido pela ABS, empresa de inseminação artificial. Técnicos e gerentes vão passar por três estados, conhecendo pessoalmente 12 rebanhos fornecedores de genética e clientes da empresa. Essa será a oitava edição dessse roteiro. “O objetivo principal é ver o desempenho da nossa genética a campo, revisando progênies e aproveitando para estreitar o relacionamento com esses nossos grandes clientes e parceiros”, comenta Cristiano Ribeiro, gerente do Departamento Técnico Corte da ABS.
Durante os 11 dias de viagem, serão revisadas progênies de touros como Final Product, Solid Gold e Curve Bender. No roteiro, estão incluídas fazendas com diferentes sistemas de produção e de seleção.
Tourada CFM
A paulista Agro-Pecuária CFM aproxima-se da marca dos 39 mil touros Nelore CEIP produzidos desde o início do seu programa de melhoramento genético, no começo da década de 1980. São touros suficientes para cobrir cerca de 1 milhão de matrizes, segundo a CFM.
Somente em 2016 foram mais de 1.500 reprodutores comercializados. Os números não param por aí. Nos últimos dez anos, a CFM atendeu mais de 850 clientes em 19 estados brasileiros, além do Paraguai. Foram mais de 480 municípios atendidos. Lá, os reprodutores Nelore CFM vêm multiplicando características como produtividade, funcionalidade, fertilidade, precocidade sexual, conformação de carcaça e outros atributos importantes para o sucesso da pecuária de corte, observa Tamires Neto, gerente da CFM..
Mais poeira
Poconé foi o primeiro município a receber, no último dia 13, a caravana de técnicos e pecuaristas do “Acrimat em Ação 2017”, realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Este ano o tema é “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades”. O foco é a melhora da renda. O “Acrimat em Ação 2017” prosseguiu em Cáceres, dia 14, São José dos Quatro Marcos, dia 15, Porto Esperidião, dia 16, Pontes e Lacerda, dia 17 e Vila Bela da Santíssima Trindade , dia 18.
O roteiro prossegue em Brasnorte, dia 24, Juara, dia 25, Aripuanã, dia 27, Colniza, dia 28, Cotriguaçu, dia 29, Castanheira, dia 30, e Juína, dia 31. No total, serão percorridos 31 municípios nos quais a pecuária é forte.
Na Equitana
A Agro Maripá, de Jaguariúna (SP), participa mais uma vez da maior feira equestre do mundo, que acontece até o dia 26 deste mês, em Essen, na Alemanha. Pela primeira vez o haras brasileiro vai demonstrar as características da raça mangalarga marchador em um estande exclusivo e com apresentações dos animais Patek e Fandango.
A iniciativa visa reforçar o trabalho iniciado há sete anos para divulgação da raça genuinamente brasileira na Europa. A Agro Maripá, que é uma das participantes do projeto Vitrine do Marchador, foi convidada pela organização da Feira Equitana para promover a raça na Europa.