CitrusBR: oferta de fruta na safra 2017/18 será de cerca de 310 milhões de caixas

A indústria processadora de suco de laranja espera uma oferta de 310 milhões de caixas (de 40,8 kg) de laranja na safra 2017/18, diante de uma estimativa de oferta total de 364,47 milhões de caixas da fruta, informou a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CItrusBR)

 

A entidade ainda não fechou os números do total processado em 2016/17, o que deve ocorrer somente na próxima semana, mas a avaliação do mercado aponta que essa moagem deve ficar entre 200 milhões e 210 milhões de caixas.

A oferta extra em torno de 100 milhões de caixas da fruta deve, portanto, dar fôlego às companhias, após a escassez da fruta na safra 2016/17, a segunda menor da história, e contribuir com a reposição dos estoques de suco, praticamente zerados.

“É uma safra que vem em boa hora e tem duas coisas que podemos destacar: o tamanho é suficiente para repor estoques de suco, mas não chega a ser uma supersafra, acima de 400 milhões de caixas, que poderia provocar impacto negativo no mercado”, disse ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR.

A CitrusBR ainda não tem uma estimativa de produção de suco para a safra 2017/18, a ser iniciada em julho, pois é necessário avaliar o rendimento industrial, medido em caixas por tonelada de suco produzida. Nos dois últimos anos o rendimento foi o pior da história, em torno de 300 caixas/tonelada, o que traria a produção para abaixo de 1 milhão de toneladas de suco concentrado e congelado.

Com a perspectiva de melhora no rendimento e a safra maior, fontes do mercado avaliam ser possível que a produção fique em torno de 1,2 milhão de toneladas de suco.

Fonte: Dinheiro Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *