ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 02 a 06 de janeiro 2023, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 02 a 06 de janeiro 2023 e confira a previsão do tempo nesta semana no Brasil.

Uma frente fria na costa da região sul do país está causando instabilidades em áreas do centro-sul e aumentando o risco de temporais. Na madrugada e manhã desta segunda-feira (02), alguns municípios do oeste, como Foz do Iguaçu e Goioerê no Paraná e Chapecó em Santa Catarina, já receberam acumulados de chuva acima de 30 mm. Essa situação deve se prolongar nos próximos dias e deve ser acompanhada pelas áreas produtoras.

CLIMATEMPO 02 a 06 de janeiro 2023

Recentemente, mais de 30 municípios no sul do país registraram umidade do ar abaixo dos 31%. Segundo mapa de água disponível no solo, a região oeste dos três estados é a mais afetada. Em Uruguaiana, por exemplo, a umidade disponível no solo é de apenas 20%. Essa condição desfavorável afeta o desenvolvimento de culturas como soja, milho e uva e não há previsão de chuvas na região nos próximos dias.

Por outro lado, os maiores acumulados de chuvas devem ocorrer no sul de Minas Gerais, ultrapassando os 125 milímetros. Também haverá fortes chuvas na região de Matopiba, em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o que beneficiará a recomposição de umidade, principalmente em Mato Grosso do Sul, onde a água é necessária tanto para a soja quanto para os pastos.

Devido à atuação de instabilidades no Sudeste, há risco de granizo em áreas como o Rio de Janeiro, o centro-sul de Minas Gerais (incluindo as regiões do Triângulo Mineiro, Sul e Zona da Mata), o sul do Espírito Santo, o leste de Mato Grosso do Sul e o sul de Goiás, o que pode prejudicar as lavouras da região. Além disso, com o avanço da frente fria e a atuação de um sistema de baixa pressão, são esperados volumes significativos de chuva entre terça e quarta-feira em Santa Catarina, Paraná e algumas áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

A chuva que está prevista para ocorrer nas áreas oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul nos próximos dias pode trazer alívio aos produtores da região, que têm sofrido com a irregularidade das chuvas. Embora possa interromper temporariamente as atividades em campo, a chuva deve beneficiar as lavouras de soja no norte do Rio Grande do Sul nos próximos dois dias. No entanto, a partir de terça-feira (03), o tempo deve ficar mais seco na maior parte do estado.

Na segunda metade da semana, a chuva deve ser mais frequente no Sudeste, em algumas áreas do Centro-Oeste, no norte do país e no Matopiba, enquanto o sul deve ficar mais seco. A previsão de altos volumes de chuva no Sudeste aumenta o risco de erosão no solo, já que algumas áreas já estão bastante encharcadas. É importante ficar atento a essa situação.

Na próxima semana, até o dia 11 de janeiro, os temporais mais expressivos devem ocorrer entre o sul de Minas Gerais e São Paulo. Também haverá chuvas persistentes no Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e no norte do Amapá, podendo ultrapassar os 100 milímetros. Nas demais regiões, as pancadas de chuva são isoladas e ocorrem principalmente no final da tarde.

Dicas de proteção

Fique atento as mudanças bruscas no clima. Veja 05 dicas para se proteger:

  1. Mantenha-se atualizado sobre as condições climáticas da sua região, acompanhando as previsões meteorológicas e os alertas emitidos pelos órgãos competentes.
  2. Certifique-se de que a sua casa ou prédio estejam adequadamente preparados para enfrentar condições climáticas adversas, como ventos fortes ou chuvas intensas.
  3. Mantenha o seu carro em boas condições de manutenção, especialmente em dias de mau tempo, para garantir segurança na condução.
  4. Se possível, evite sair de casa em dias de condições climáticas extremas, como tempestades ou granizo.
  5. Se você precisar se deslocar em dias de mau tempo, fique atento às condições das vias e siga as recomendações de segurança.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo