ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 02 a 08 de novembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 02 a 08 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta primeira semana do mês.

Novembro com chuva acima da media no centro e norte do Brasil, confira!

Depois de tanto chover em áreas do Sudeste do Brasil, agora o padrão de chuva no país começa a mudar. O mês de novembro vai ser bem diferente, a chuva vai aumentar nas áreas do Matopiba, na Região Norte e também no Centro-Oeste, principalmente entre Goiás e Mato Grosso.

E por falar em MT, embora a semeadura da soja já esteja acima dos 80%, ainda tem muitas áreas esperando pela chuva agrícola para recuperar o déficit hídrico na região. E tem previsão de chuva volumosa e abrangente já agora ao longo dos próximos 7 dias.

Na metade do Sul da Bahia por exemplo, em alguns pontos o acumulado de chuva pode chegar aos 15 mm. E tem previsão para mais de 100mm no noroeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, também no Tocantins, norte de Goiás e em algumas áreas do estado de Mato Grosso.

Na região sul do Brasil, tem previsão para chuva volumosa no noroeste e oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com acumulados em torno de 70mm em alguns municípios. É uma chuva forte, mas ela é de curta duração, localizada e também pode até paralisar os trabalhos em campo mas de forma momentânea. A tendência agora é de chuva intercalada, com períodos de tempo mais firme e isso ainda favorece o andamento da colheita do trigo e da semeadura da soja na região.

E para fazermos um resumo do que está previsto para o mês de novembro, sem dúvida a chuva fica acima da média histórica entre o norte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, o estado de Mato Grosso, norte de Minas principalmente, o Espírito Santo, Matopiba, sul do Pará, sudeste do Amazonas e sul do estado de Rondônia.

Em algumas localidades principalmente na região central do Brasil, a chuva deve ficar 100 mm acima da média histórica para estas áreas, enquanto isso na região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, terá chuva abaixo da média agora no mês de novembro.

Em São Paulo a chuva diminuiu, mas ela ainda deve ultrapassar a média histórica, principalmente no norte do estado.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 02 a 08 de novembro 2021

Confira a tendência do clima para o mês de novembro no Brasil

A previsão indica a passagem de 3 novas frentes frias pelo Sul do país neste mês de novembro de 2021. Estes sistemas vão influenciar na formação de corredores de umidade e consequentemente nas chuvas constantes e volumosas entre o norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, oeste e centro de Minas Gerais, norte do Rio De Janeiro, no sul de Goiás, na metade norte de Mato Grosso do Sul, pelo Mato Grosso, extremo sudoeste da Bahia e centro do Tocantins. Na metade sul do país, a chuva ficará abaixo da média, com precipitações irregulares.

Região Sul

O mês de novembro será marcado por chuvas irregulares na Região. A tendência mostra que a frentes frias que se formarem na costa da Argentina e Uruguai, vão passam rapidamente sobre a Região Sul, trazendo chuvas mal distribuídas pelos três estados, por isso, os acumulados mensais devem ficar abaixo da média em praticamente todas as áreas.

Devido à pouca chuva, as temperaturas devem ficar acima da média, ou seja, mais quente que o normal para o mês, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. Já no norte e leste do Paraná e no leste de Santa Catarina, as temperaturas ficam dentro a ligeiramente abaixo da média.

Região Sudeste

As chuvas de verão vão predominar na maior parte da Região. Entre o norte de São Paulo e o oeste de Minas Gerais, a chuva deve ser frequente e volumosa, com acumulados acima da média histórica. Nas demais áreas, as pancadas de chuva serão isoladas e pontuais com e os acumulados que vão ficar abaixo da média para o período.

A chuva fica abaixo da média em áreas do centro-sul do estado de São Paulo, e o motivo é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial — caracterizado pela La Niña — e do aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul próximo à costa do Sudeste, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Com a La Niña, as áreas do centro-sul do país, incluindo os 3 estados do Sul e parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo ficam com chuva irregular ao longo do mês.

Além disso, com o aquecimento da costa do Sudeste, as frentes frias vão passar rápido pelo Sul do país, ficando estacionadas por mais tempo sobre a Região Sudeste, mantendo a canalização do fluxo de umidade do interior do país direcionados para o norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro, pegando parte da Zona da Mata de Minas e uma pequena parte do Rio de Janeiro, entre o litoral e região serrana do estado.

Região Centro-Oeste

O mês de novembro será marcado por chuvas mais regulares e com acumulados acima da média, principalmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso, sul de Goiás e norte de Mato Grosso do Sul. Novembro será mais chuvoso e com temperaturas ligeiramente abaixo da média, por conta da presença maior de nebulosidade.

Na Região Centro-Oeste, esta sequência de dias consecutivos de chuva e predomínio de céu nublado é chamada de “invernada”.

Atenção para o risco de invernada em novembro, onde há um período de 4 dias ou mais com tempo fechado, e temperaturas baixas para a estação do ano!

Vale reforçar que na segunda semana e no início da terceira semana de novembro, as chuvas ficam mais intensas e abrangentes pelo estado do Mato Grosso, e nestes períodos previstos há condições para a invernada especialmente nas faixas centrais, sul, leste e norte estado, precisamente.

Os fluxos de umidade da Amazônia vão favorecer a ocorrência de vários dias de chuva forte entre o norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Nestas áreas o total mensal deve ficar acima da média!

A chuva fica abaixo da média, por conta de chuvas um pouco irregulares (mas não significa a ausência da chuva) em áreas do extremo leste de Mato Grosso, norte de Goiás e na metade sul de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste

O mês de novembro será marcado por chuva volumosa e acumulados acima da média, entre o Maranhão, extremo sudoeste e leste da Bahia e centro-norte Piauí. No restante da Região, também chove, mas a frequência é menor e os acumulados devem ficar mais próximos da média. Por outro lado, no interior da Bahia e no sul do Piauí, a chuva fica ainda abaixo da média. O calor persiste ao longo do mês por todas as áreas do Nordeste do Brasil.

Região Norte

Com a influência da La Niña, a circulação atmosférica favorecerá a formação de chuva frequente e volumosa em toda a Região, com precipitações acima da sua média. O tempo fica abafado, com temperatura ligeiramente abaixo da média na metade sul da Região, como Acre, Rondônia e sul do Amazonas, e acima da média no norte do Pará, em Roraima e no Amapá.

Confira abaixo o mapa de precipitação mensal para o mês de novembro no Brasil

CLIMATEMPO 02 a 08 de novembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Fonte: Climatempo

AGRONEWS® Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados