ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 03 a 08 de agosto 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 03 a 08 de agosto 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta primeira semana do mês.

Calor e tempo firme nos primeiros dias de Agosto

No primeiro decêndio do mês de Agosto não há previsão de frio intenso com potencial para geadas como ocorreu no mês passado, pelo contrário, a previsão é de aumento do calor com máximas próximas dos 40°C sobre boa parte do Amazonas, Rondônia e Acre a partir desta quinta-feira (05). Logo no início da próxima semana, as temperaturas também vão se aproximar, e até mesmo ficar na casa dos 40°C também em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Goiás.

Aumento no número de queimadas e impacto na produção rural

A questão é, que a vegetação e o ar já estão muito secos pela longa estiagem e pelas geadas que atingiram o centro e sul do Brasil. O aumento do calor e a diminuição da umidade do ar vão favorecer, e muito, o aumento nos índices de queimadas em todo o país, que já estão muito elevados se comparados a anos anteriores.

Além disso, o tempo seco afeta muito os produtores rurais, pois impacta diretamente nas plantações, e as consequências disso sempre chegam à população de uma forma ou de outra. A necessidade de irrigação nas lavouras, aumentará em um momento em que o nível dos reservatórios de água estão muito baixos. E mesmo quem tem água, faz as contas para saber se vale a pena a irrigação com o preço da energia elétrica tão elevado.

Chuva se concentra na costa entre o Sudeste e Nordeste

A chuva mais intensa fica concentrada apenas ao longo da costa, desde o Sudeste até o Nordeste do país, e sobre o norte da Região Norte nesta semana, com acumulados mais elevados desde o Espírito Santo até Roraima, passando pelo leste do Nordeste. Na próxima semana, a chuva retorna à Região Sul, sendo mais intensa sobre o centro e leste do Rio Grande do Sul.

O tempo vai permanecer seco na maior parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Atualmente, a umidade do solo está elevada e adequada para o desenvolvimento agrícola apenas na Região Sul, mas a tendência é de diminuição da umidade com a ausência de chuva nos próximos sete dias.

Aumentam as condições de chuva em SP e no RJ

Um sistema de baixa pressão atmosférica vai atuar no oceano na altura do Sudeste e levar umidade para áreas do estado de São Paulo e do Rio De Janeiro.

CLIMATEMPO São Paulo

Nesta terça-feira (03), o tempo fica instável no litoral paulista, com condições para chuva ao longo do dia com até moderada intensidade. Na capital o dia vai ser marcado por bastante variação de nuvens e possibilidade de chuva fraca entre a tarde de terça e início da manhã de quarta-feira (04). Nas demais áreas do estado o sol segue atuando com pouca nebulosidade, o tempo fica firme e com umidade relativa do ar baixa.

As instabilidades começam diminuir a partir da quinta-feira (05) no leste do estado de São Paulo.

CLIMATEMPO Rio de Janeiro

O tempo vai ficar bastante instável nesta terça-feira (03) no estado do Rio de Janeiro. No litoral fluminense, o sol aparece entre muitas nuvens e há risco de chuva a qualquer hora. Na capital, Região dos Lagos e em Costa Verde há condições para chuva fraca ao longo desta terça e também na manhã de quarta-feira (04).

Gradualmente a chuva diminui no estado do Rio. Na capital, a chuva diminui a partir da quinta-feira (05), mas, ainda há condições para chuva isolada em áreas do litoral até a sexta-feira (06).

Assista agora o Boletim CLIMATEMPO 03 a 08 de agosto 2021

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar