ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 04 de julho 2021, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 04 de julho 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste domingo.

Ar seco predomina no país e poucas nuvens se formam

Quase todo o Brasil está com poucas nuvens e sem condições para chuva. Após a passagem do ar frio intenso, os níveis de umidade no ar caem ainda mais reforçando a falta de chuva.

Nuvens altas passam sobre o Sul do Brasil, mas este tipo de nebulosidade não provoca chuva.

Áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Nordeste, mas nuvens de chuva ainda se formam no litoral da Região.

Nuvens carregadas crescem na faixa norte do BR, do MA ao AP e RR.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 04 de julho 2021

Primeira quinzena de julho vai seguir mais quente e seca no Sul

A atuação de uma forte massa de ar frio de origem polar tem provocado frio intenso em São Paulo nos últimos dias. Episódios de geada foram registrados em diversas áreas do interior paulista e até em áreas da região metropolitana, como Cotia e Barueri.

Nos próximos dias, a expectativa é de que a massa polar comece a se afastar para o oceano e, com isso, as temperaturas irão subir de forma muito gradativa no estado.

A semana foi marcada por grandes destaques em relação ao tempo na Região Sul do Brasil. A passagem de uma frente fria e o avanço de uma intensa massa de ar polar, fizeram o começo da semana ser gelado e instável. Com a umidade alta e o frio intenso, houve até registro de neve em áreas da Região. No entanto, a tendência agora é de tempo firme e temperaturas em elevação.

A semana termina com sol em todas as regiões do Sul e as temperaturas tendem a subir de forma gradativa. No entanto, as próximas noites e madrugadas ainda seguem frias e pode gear nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na madrugada de sábado e de domingo.

Na próxima semana um forte sistema de alta pressão no oceano vai levar um pouco de umidade para as áreas litorâneas, principalmente entre Santa Catarina e o Paraná, mas que só deve provocar no máximo chuviscos/chuva leve. Essas áreas terão mais nebulosidade e as temperaturas ainda seguem mais baixas.

Já pelo interior da Região, a previsão é de grande amplitude térmica. Durante as tardes as temperaturas já conseguem subir de forma bem significativa.

Primeira quinzena de julho segue quente e seca

A partir do dia 10 de julho, a tendência já é de um ar mais seco e quente em toda Região Sul do Brasil. A previsão da Climatempo indica que essa primeira quinzena do mês deve ser marcada por um bloqueio atmosférico, que além de impedir a ocorrência de chuva, vai manter as temperaturas altas para os padrões desta época do ano. Principalmente pelo interior da Região, as máximas já podem se aproximar dos 30°C neste período.

Só deve voltar a chover no Rio Grande do Sul na virada para a segunda quinzena de julho.

Fim de semana no estado de São Paulo

O fim de semana vai ser marcado por tempo firme e seco em várias áreas do estado de São Paulo.

Neste sábado (03), o amanhecer pode começar frio em várias áreas, com possibilidade de geada na Serra da Mantiqueira. Ao longo do dia, as temperaturas voltam subir de forma gradativa e a umidade relativa do ar pode ficar baixa em parte do centro-norte paulista. No litoral de São Paulo o sábado também será marcado por sol, com variação de nuvens e a partir da noite, há possibilidade de garoa.

No domingo (04), as condições de tempo se mantém. Os ventos marítimos vão continuar deixando o tempo instável no litoral paulista e o amanhecer pode começar com garoa, que se estende no decorrer do dia. Na capital e demais áreas do estado o dia será marcado por sol, tempo firme e grande amplitude térmica.

Próxima semana

Ao longo da próxima semana, com o afastamento do sistema, a tendência passa a ser de elevação nas temperaturas máximas, que devem subir gradualmente até a próxima sexta-feira (9). Durante as tardes, a sensação até poderá ser de calor em algumas localidades, mas o amanhecer permanecerá friozinho, principalmente na faixa leste.

Julho será de pouca chuva em São Paulo

De forma geral, o mês de julho será marcado por temperaturas acima da média no estado de São Paulo. Além disso, a tendência é de pouquíssima chuva – apenas uma frente fria deve passar com forte intensidade e provocar chuva significativa, inclusive na região da capital. Até pelo menos dia 15 deste mês, o tempo continua firme.

Com o ar seco atuando de forma persistente, os índices de umidade relativa do ar podem ficar muito abaixo do recomendável, o que provoca diversos danos à saúde. Saiba mais na reportagem!

Alerta para temporais no AP e norte do PA .

Atenção para chuva moderada a forte e raios em RR, no centro-norte do PA, no centro-oeste e norte do MA , litoral do PI e CE

Atenção para chuva moderada a forte e raios e vento moderado no litoral de SE, de AL, de PE.

Alerta para ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 12% e 20% no centro-sul e leste de MT, em MS, sul e oeste de GO, centro-oeste de SP

Atenção para o ar seco , com umidade relativa do ar entre 21% e 30% no centro e norte de SP, no oeste de MG, no centro, leste e norte de GO, no oeste da BA, sul do PI e do MA, no TO, sudeste do PA, sul de RO e norte de MT.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados