ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 05 de dezembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 05 de dezembro 2021 e veja a previsão do tempo nas regiões produtoras do Brasil.

Neste domingo uma importante mudança no padrão da circulação de ventos e a formação de um sistema de baixa pressão vão estimular a formação de várias áreas de instabilidade sobre a região Sul do país.

De forma geral o dia ainda começa com tempo abafado na região Sul, mas pode chover forte e de forma generalizada a partir da tarde em grande parte da região inclusive nas três capitais. Não se descarta chance para eventual queda de granizo.

A previsão é de tempo firme e sem chance para chuva apenas sobre áreas do Oeste Gaúcho, norte Paranaense, interior de São Paulo e em áreas do leste e sul do estado de Mato Grosso do Sul. Já no Pantanal sul-mato-grossense, em todo o estado de Mato Grosso, no sul de Rondônia, Acre e em várias áreas do Amazonas, o tempo continua ainda bastante instável, principalmente por causa do calor e da umidade, vale ressaltar que pode chover forte a qualquer hora.

As pancadas de chuva também serão persistentes devido a infiltração marítima no extremo norte Capixaba, na costa da Bahia e desde Recife até a região de João Pessoa. O tempo firme no Nordeste apenas sobre algumas áreas do interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba, todas as outras áreas devem receber pancadas de chuva entre a tarde e a noite com alta chance de temporais.

Também chove a partir da tarde em Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e em todas as outras áreas do país. Quanto a temperatura, em Porto Alegre o dia começa com 19º e apesar da chuva o tempo fica abafado com máxima de 32º.

Assista o Boletim CLIMATEMPO 05 de dezembro 2021

Dezembro começou com violentos temporais no Brasil

Dezembro começou com violentos temporais em áreas do Centro-Oeste, do Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul deixou fortes áreas de instabilidade sobre estas regiões.

Na sexta-feira, 3 de dezembro, foram observados temporais que deixaram volumes de chuva muito elevados em poucas horas em locais de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Piauí. A chuva intensa causou alagamentos em Belo Horizonte.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 1 hora choveu 52,8 mm em Brazlândia (DF), 40,6 mm em Belo Horizonte/Pampulha (MG) 35,4 mm em Baixa Grande do Ribeiro (PI) e 32,0 mm em Juiz de Fora (MG). No fim da noite da sexta, a cidade de Corrente (PI) recebeu 66,2 mm em apenas 2 horas de chuva

Entre 9 horas do dia 2 e 9 horas de 3 de dezembro, o Inmet registrou 91 mm em Porto Nacional (TO), 68,0 mm em Teófilo Otoni e 66,8 mm em Manacapuru (AM)

No período entre 9 horas do dia 1 e 9 horas de 2 de dezembro, também segundo o Inmet, choveu 91,7 mm em Itaituba (PA), 89,2 mm em Tefé (AM), 67,6 mm em Teresópolis (RJ) e 64,0 mm em Luiz Eduardo Magalhães (BA)

Mais chuva sobre o Norte, Centro-Oeste e Nordeste

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda está atuando sobre o Brasil e suas áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas pelo Norte e Centro-Oeste do Brasil, parte das Regiões Nordeste e Sudeste. Uma frente fria se afasta do litoral da Bahia.

Uma massa de ar seco inibe a formação de grandes nuvens em parte de São Paulo, no Sul do Brasil e em parte de Mato Grosso do Sul

A maioria das áreas das Regiões Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste passam este sábado com muita nebulosidade, períodos com sol e pancadas de chuva frequentes. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite, muitas vezes com raios e fortes rajadas de vento.

Ontem, foram observados temporais que deixaram volumes de chuva muito elevados em poucas horas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 1 hora choveu 52,8 mm em Brazlândia (DF), 40,6 mm em Belo Horizonte/Pampulha (MG) 35,4 mm em Baixa Grande do Ribeiro (PI) e 32,0 mm em Juiz de Fora (MG)

Sábado com muito sol e sem previsão de chuva no leste e sul de MS, em todo o estado de SP, no Triângulo Mineiro e no Sul de Minas. Dia com sol e muitas nuvens no litoral de SP e do RJ

O sol predomina em quase toda a Região Sul do Brasil. Chove rapidamente no litoral de SC, no Vale do Itajaí e no litoral do PR

Atenção: áreas de instabilidade da ZCAS deixam o tempo chuvoso no litoral sul da Bahia

A chuva é rápida no RN, da PB, PE, AL e SE. Pancadas de chuva ocorrem no sertão pernambucano e nas demais áreas do Nordeste.

Alertas CLIMATEMPO

Alerta para temporais no centro-sul e sudoeste do AM, no centro-norte e oeste de RO, no centro-leste do PA, no TO, no leste de MT, norte e oeste de GO, no norte, de MG e do ES, no centro, sul e oeste da BA, no centro-sul do MA e do PI

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e ventos por vezes fortes no sul, no centro, leste e norte do AM, no sul de RO, em RR, no centro, sul, oeste e norte de MT, no noroeste de MS, no oeste e norte de GO, no DF, no leste e noroeste de MG, no interior do ES e do RJ, no nordeste da BA, no centro e norte do PI e do MA, no sertão do PE e do CE, norte e leste do PR e no AP

Atenção para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% no centro-oeste do RS, oeste de SC, no centro, sul e oeste do PR, no sul e leste de MS, no oeste/noroeste de SP

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® Informação para quem produz

Siga-nos no Google News: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados