CLIMATEMPO 05 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 05 de setembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões produtoras do Brasil nesta segunda-feira.

Semana começa com tempo firme na maior parte do Brasil

A chuva já começa a perder intensidade em áreas do centro e sul do país, mas no decorrer desta segunda-feira(05) ainda pode chover no interior do Paraná, em grande parte do leste e sul do estado de São Paulo e áreas do litoral paranaense.

Tem previsão de pouca chuva no interior de Santa Catarina e apesar do ar polar começar a perder intensidade, o dia ainda pode começar com geada nas áreas de serra Catarinense, parte da Serra Gaúcha e também no sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Na região de Ponta Porã ainda tem previsão de garoa no decorrer do dia. Na cidade do Rio de Janeiro ainda vai ser marcada por céu mais nublado e com previsão de garoa na maior parte da Região Serrana do Estado. Apenas chuviscos no decorrer desta segunda-feira na capital do Rio e aos poucos o tempo já volta a ficar firme.

Mas a frente fria ainda segue avançando em direção ao Espírito Santo e a costa da Bahia. Isso aumenta a nebulosidade na região de Vitória. As temperaturas também não sabem ao longo do dia.

Grande parte do Brasil ainda segue sem chuva e com baixa umidade do ar, mas na costa leste do Nordeste ainda pode chover nesta segunda-feira de forma passageiro em Natal e também João Pessoa. Mas em Recife e Aracaju, a chuva aumenta no decorrer do dia e pode vir com moderada intensidade.

O céu também fica mais nublado na região de Manaus. Em Belém tem previsão para pouca chuva e a maior parte do norte do Brasil ainda continua com muito calor.

Tempo firme em várias regiões do país e a máxima não passa dos 23º graus no Rio de Janeiro, 36º graus em Cuiabá, 34° em Manaus e em Salvador a máxima chega aos 25º graus.

CLIMATEMPO 05 de setembro 2022

Frente fria no Sudeste e geada no Sul

No domingo, a massa de ar polar mantém as temperaturas baixas, aumentando as áreas com previsão de formação de geada no Sul do Brasil, como em quase todo o Rio Grande do Sul, exceto no litoral norte e região metropolitana de Porto Alegre. Geadas podem ser observadas também no interior e serra catarinense e extremo sul do Paraná.

O tempo fica firme ao longo do dia em quase toda a Região Sul, exatamente devido à essa massa de ar polar, mas o frio predomina e as temperaturas não sobem, mesmo de tarde. No entanto, há possibilidade de chuviscos na capital e no litoral paranaense.

A frente fria avança no Sudeste do país, alcançando a altura da costa do Espírito Santo. Este sistema, junto com a entrada de umidade que vem do oceano, ainda mantém chuva em todo o estado do Rio De Janeiro, incluindo o Grande Rio, no litoral de SP e na capital paulista, sendo que a maior parte desta precipitação aconteceu na madrugada e manhã de domingo (04).

As temperaturas declinam e faz frio nas capitais paulista e fluminense. Já em Belo Horizonte o calor persiste à tarde e em Vitória, a temperatura não se eleva tanto. Ventos de 40 a 50 km/h são previstos no sul do Espirito Santo, centro sul mineiro, todo o Rio de Janeiro e grande parte do estado paulista. O mar fica agitado na costa do Rio de Janeiro.

São Paulo teve um típico dia de inverno neste domingo, com chuva e frio. A passagem da frente fria e agora os ventos que sopram do oceano para o continente mantém o tempo bastante encoberto e chuvoso em todo o litoral, com risco de acumulados elevados e eventual chance de alagamento nas cidades costeiras. No Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, todo o litoral e capital, o tempo fica fechado com chances de chuva moderada pela madrugada e início da manhã, depois a chuva diminui mas algumas garoas não são descartadas até de noite.

A temperatura despenca em todo o leste paulista, na capital, não passa dos 16°C. A temperatura também diminui um pouco no interior, devido à entrada de ventos mais frios do quadrante sul.

Como vimos no Boletim CLIMATEMPO 05 de setembro 2022, no Centro-Oeste do país, o tempo firme predomina, com baixos índices de umidade do ar, mas há chances de chuvas rápidas e passageiras no sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. As temperaturas ficam em elevação no período da tarde e, mais uma vez, Cuiabá e Goiânia são as capitais mais quentes e secas do Centro-Oeste; no entanto, as temperaturas diminuem em Mato Grosso do Sul devido aos ventos frios que sopram do quadrante sul.

No Norte, chove em vários momentos do dia no noroeste e oeste do AM e norte de RR, incluindo Boa Vista. Já na capital paraense, Belém, as chuvas previstas são isoladas e passageiras. Em Palmas, Rio Branco e Porto Velho, o tempo fica firme. E em Manaus e Macapá, as pancadas de chuva podem vir com trovoadas. No Nordeste, do litoral sul do estado da Bahia à costa da Paraíba, chuvas passageiras. Chove em vários momentos do dia em João Pessoa e Natal. Por outro lado, no interior nordestino, o tempo firme continua predominando.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.