Confira o Boletim CLIMATEMPO 06 a 12 de setembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões produtoras do Brasil nesta semana.
Chuva mantém bons índice de umidade no solo na região Sul, em SP e MS.
Em consequência da formação de uma área de baixa pressão a semana já começou com o céu mais carregado no interior da região sul do Brasil.
No decorrer dos próximos dias a expectativa é de chuva, principalmente no Sul do país e também no estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, algumas áreas do Sul de Minas e do Rio de Janeiro.
Os maiores acumulados de chuva serão registrados na região Sul do país. Essa área de baixa pressão vai provocar chuva até o meio da semana, depois a chuva dá uma trégua, mas no final da semana uma frente fria deve vir e reforçar a chuva. É por isso que temos a previsão para acumulados de 70 até 100 mm em alguns municípios do norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná devemos ter chuva em torno de 70 mm e na metade sul do estado de São Paulo entre 30 e 50 mm.
Tem previsão para chuvas em torno de 15 a 30 mm no sul do estado de Mato Grosso do Sul. Claro que toda essa umidade vai acabar favorecendo as áreas produtoras, os cultivos de inverno na região sul do Brasil e até mesmo algumas áreas do noroeste do Paraná e de Mato Grosso do Sul. Mesmo que não seja uma chuva tão abrangente, ela vai manter a umidade do solo, que inclusive tem bons índices nestas áreas. Isso vai beneficiar as áreas produtoras de trigo que estão em fase de enchimento de grãos.
Agora no centro do Brasil não tem previsão de chuva. A umidade do solo deve diminuir e é claro que essa condição de tempo seco aumenta o número de queimadas. Mas por outro lado, acaba favorecendo as atividades em campo, favorecendo também a qualidade da fibra de algodão e ajuda na secagem dos grãos, além da continuação da colheita do milho, do trigo, da cana-de-açúcar e do café.
Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...