CLIMATEMPO 06 a 12 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO 06 a 12 de setembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões produtoras do Brasil nesta semana.

Chuva mantém bons índice de umidade no solo na região Sul, em SP e MS.

Em consequência da formação de uma área de baixa pressão a semana já começou com o céu mais carregado no interior da região sul do Brasil.

No decorrer dos próximos dias a expectativa é de chuva, principalmente no Sul do país e também no estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, algumas áreas do Sul de Minas e do Rio de Janeiro.

Os maiores acumulados de chuva serão registrados na região Sul do país. Essa área de baixa pressão vai provocar chuva até o meio da semana, depois a chuva dá uma trégua, mas no final da semana uma frente fria deve vir e reforçar a chuva. É por isso que temos a previsão para acumulados de 70 até 100 mm em alguns municípios do norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná devemos ter chuva em torno de 70 mm e na metade sul do estado de São Paulo entre 30 e 50 mm.

Tem previsão para chuvas em torno de 15 a 30 mm no sul do estado de Mato Grosso do Sul. Claro que toda essa umidade vai acabar favorecendo as áreas produtoras, os cultivos de inverno na região sul do Brasil e até mesmo algumas áreas do noroeste do Paraná e de Mato Grosso do Sul. Mesmo que não seja uma chuva tão abrangente, ela vai manter a umidade do solo, que inclusive tem bons índices nestas áreas. Isso vai beneficiar as áreas produtoras de trigo que estão em fase de enchimento de grãos.

Agora no centro do Brasil não tem previsão de chuva. A umidade do solo deve diminuir e é claro que essa condição de tempo seco aumenta o número de queimadas. Mas por outro lado, acaba favorecendo as atividades em campo, favorecendo também a qualidade da fibra de algodão e ajuda na secagem dos grãos, além da continuação da colheita do milho, do trigo, da cana-de-açúcar e do café.

E para finalizarmos, a umidade do solo também vai aumentar entre Santa Catarina, Paraná, metade sul do estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, beneficiando as culturas de inverno nessas regiões.

CLIMATEMPO 06 a 12 de setembro 2022

Chuva volta a ganhar força no litoral da Bahia

O primeiro fim de semana do mês de setembro foi marcado por tempo instável em parte do leste e sul da Bahia, devido à passagem da frente fria que chegou à altura da costa do estado. Nesta terça-feira (06), o sistema se afasta em direção ao oceano, mas ainda deixa bastante umidade.

O céu ainda fica cheio de nuvens e tem potencial para chuva moderada a forte em todo o litoral da Bahia. Na região de Salvador, ainda teremos um dia instável com períodos de chuva fraca e bastante nebulosidade. Na região de Ilhéus e Porto Seguro, a chuva é frequente tanto nesta terça quanto quarta-feira (07).

O tempo mais encoberto e os ventos que sopram do mar também deixam as temperaturas mais amenas por todo o leste baiano. Na capital, a máxima não passa os 26 °C. Em Vitória da Conquista, dia de muita nebulosidade e máxima que não passa dos 21 °C.

Na quarta-feira (07), a frente fria já não estará atuando mais sobre o estado, mas a entrada constante de umidade vinda do oceano aumenta as condições de chuva a qualquer momento desde Salvador até a região de Porto Seguro.

Atenção! A persistência da chuva no decorrer dos próximos dias aumenta o risco de transtornos como alagamentos na região do Recôncavo Baiano e no litoral sul da Bahia.

Confira abaixo o mapa de chuva para o Brasil

Climatempo 06 a 12 de setembro 2022

Tendência

A chuva persiste no decorrer da quinta-feira (08), ainda com forte intensidade em Salvador e no litoral da Bahia. A partir de sexta (09), o sol volta aparecer mais e o volume de chuva perde intensidade. No final da semana, o sol volta a aparecer mais e as temperaturas entram em gradativa elevação, nestas áreas.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.