conecte-se conosco

Climatempo

CLIMATEMPO 06 de junho 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Publicado

em

climatempo 06 de junho 2021

Assista o Boletim CLIMATEMPO 06 de junho 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do país Brasil neste domingo.

Análise CLIMATEMPO 06 de junho 2021

Neste sábado (05), a frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e espalha mais chuva pelo estado. Associado a este sistema, uma área baixa pressão (cavado) vai reforçar os grandes núcleos de nuvens carregadas e o risco de temporais é alto. De acordo com o meteorologista Fábio Luengo não se descarta queda de granizo, principalmente na metade sul do estado.

“Em Porto Alegre a chuva chega entre à tarde e à noite, mas antes disso a máxima chega perto dos 30°C, situação conhecida como “calor pré-frontal” – que é quando os ventos quentes que sopram do interior do continente ganham força antes da chegada de uma frente fria”, explica Luengo.

No domingo(06), a frente fria começa a se afastar lentamente da Região, mas ainda deixa muitas nuvens carregadas entre o Rio Grande do Sul e o Paraná. Os maiores volumes de chuva serão observados no centro-norte gaúcho, sul e oeste de Santa Catarina.

“Há risco para temporais, queda de granizo e fortes rajadas de vento, que podem provocar transtornos como quedas de árvores e destelhamentos, além de prejudicar as as lavouras, nos três estados”, alerta o meteorologista.

Temperatura invertida

Com o tempo mais fechado e com a entrada de uma massa de ar frio ganhando força, as temperaturas voltam a despencar e muitas cidades gaúchas têm a chamada “máxima invertida” – quando a maior temperatura do dia ocorre ainda pela manhã e a temperatura cai durante o dia, registrando a temperatura mínima à noite.

Previsão para a próxima semana

No início da próxima semana, a frente fria já se afasta por completo da Região, mas áreas de instabilidades ainda deixam o tempo instável no Sul. No leste de Santa Catarina e do Paraná, o céu fica nublado e com chuva o dia todo. Nas demais áreas ocorrem algumas aberturas de sol. As temperaturas seguem relativamente baixas na Região. O destaque é o frio, no sul gaúcho, com mínimas abaixo dos 10°C.

A tendência é que no decorrer da semana, após a chuva, o frio ganha força, novamente. Na serra catarinense, as mínimas voltam a ficar mais perto da marca de 0°C entre quinta-feira (10) e o fim de semana (12 e 13 de junho). O pico do frio deve ocorrer durante o sábado (12), quando há risco de geada nas áreas mais altas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Em relação às máximas, o dia mais frio na Região deve ser na quinta-feira(10), com temperatura máxima em torno dos 20°C, nos três estados.

Agitação marítima na próxima semana

A previsão para o final da próxima semana (12 e 13 de junho), é de um pouco de agitação marítima, com ondas de 1,5 metro de altura com séries maiores de até 2 metros. Em algumas praias de Florianópolis, principalmente no sul da ilha, a combinação maré, chuva e vento, pode agravar o processo de erosão costeira.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 06 de junho 2021 com a previsão do tempo em todas as regiões do país.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informação para quem produz

Publicidade
Clique para comentar

Comente sobre esta matéria

Tendências