ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 06 de novembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 06 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste sábado. Nuvens pesadas estavam perto do local do acidente de Marília Mendonça.

ZCAS provoca temporais em várias regiões do país, confira!

Alerta para temporais em grande parte do Centro-Norte do país ao longo deste sábado. A ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul, que nada mais é que um corredor de umidade que atua de maneira persistente e provém da região Norte do Brasil.

A ZACS ajuda a formar áreas de instabilidade e vai manter a condição para chuva forte desde o estado do Amazonas, Pará, Tocantins, sul do Maranhão, também sobre o Sul do Piauí e em grande estado da Bahia. Onde já choveu de forma bastante expressiva e ocorreram até mesmo alguns transtornos sobre algumas áreas da região.

No Centro-Oeste do país também chove forte entre os estados de Mato Grosso, metade norte do estado de Goiás e também grande parte do centro-sul do estado de Mato Grosso do Sul. A chuva só é mais fraca e localizada entre o nordeste do Mato Grosso do Sul e a metade sul do estado de Goiás, nas demais áreas a chuva vem acompanhada por raios e também por rajadas de vento, de moderada a forte intensidade.

No Sudeste do país a chuva forte se concentra sobre áreas do noroeste e também norte do estado de Minas Gerais, onde a chuva já ocorrem no período da manhã e as precipitações vão se estender ao longo do dia. Nas demais áreas as pancadas de chuva ocorrerão entre a tarde e a noite, sendo que o tempo segue firme desde a faixa leste do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e também sobre o Espírito Santo.

Na região Sul do país pancadas ocorrem de maneira irregular e o tempo já volta a ficar mais firme sobre o extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, região da campanha Gaúcha também da Fronteira Oeste, onde o tempo fica encoberto, mas não chove.

A temperatura do sábado vai ficar em torno dos 27º na capital baiana, já na capital Fluminense o dia começa com 16º e máxima é de 29º. Em Porto Alegre a temperatura máxima alcance os 24º à tarde, em Cuiabá 31º e em Manaus o dia começa com tempo firme, entre a tarde a noite chove e a temperatura alcança os 34º.

Assista o Boletim CLIMATEMPO 06 de novembro 2021

Nuvens pesadas estavam perto do local do acidente de Marília Mendonça

A morte da cantora Marília Mendonça na tarde desta sexta-feira, 5 de novembro de 2021, chocou o Brasil. A cantora e mais quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte nas proximidades de uma cachoeira, na serra de Caratinga, cidade mineira na região do Vale do Rio Doce

Muitas vezes as condições meteorológicas são parte importante de desastres envolvendo aeronaves como aviões, helicópteros, balões de ar quente. Acidentes deste tipo ocorrem em geral por um conjunto de fatores e as condições meteorológicas são um deles.

Algumas horas após a queda do avião, a Companhia Energética de Minas Gerais informou, em nota para a imprensa, que a aeronave atingiu o cabo de uma torre de distribuição de energia. Mas não se pode afirmar que esta foi a causa da queda. As investigações para determinar as causas de acidentes com aeronaves, com ou sem vítimas, são de competência da Aeronáutica.

Como estava o tempo?

O avião da cantora saiu de Goiânia, capital de Goiás, com destino à Caratinga. As imagens de satélite do período entre 14h30 e 15h30, hora aproximada da queda, mostraram que a maior parte do trajeto estava com algumas nuvens, mas que em geral não eram nuvens carregadas, que pudessem provocar raios, chuva ou rajadas de vento fortes.

Aglomerado de nuvens pesadas perto de Caratinga

Caratinga teve sol e calor nesta sexta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou cerca 31°C de temperatura máxima. Mas nem tudo era tempo firme na região próxima de Caratinga. Um aglomerado de nuvens carregadas se formou a oeste/noroeste da cidade e as imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostraram que algumas nuvens se desenvolveram mais neste aglomerado, com potencial para provocar raios e rajadas de vento.

Mas atenção: apenas olhando estas imagens de nuvens, nada se pode concluir sobre o efeito delas no avião. Porém, muitas perguntas podem ser feitas: O avião passou perto deste núcleo de nuvens carregadas? Será que alguma rajada de vento vinda destas nuvens pode ter atingido a aeronave? Será que ocorreram descargas elétricas que causaram algum dano ao pequeno avião? Muitas perguntas, mas só a cuidadosa investigação da Aeronáutica dirá as causas do trágico acidente

A imagem em alta resolução captada pelo satélite GOES 16 mostra a localização de Caratinga e do núcleo de nuvens carregadas próximo da cidade. Esta imagem corresponde ao horário de 17h50 UTC ou 14h50, em Brasília.

Fonte: Climatempo

AGRONEWS® Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados