CLIMATEMPO 06 de outubro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Confira o Boletim CLIMATEMPO 06 de outubro 2022 e veja a previsão do tempo no Brasil. Temporais ganham força no Sul e Sudeste

Temporais previstos pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias, e que já começam nesta quarta-feira (05), com as primeiras ocorrências logo cedo sobre o sul e oeste do Mato Grosso do Sul, e que se espalham a partir da tarde pelo Mato Grosso do Sul, o oeste e centro da Região Sul e demais áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país.

Tanto nesta quarta quanto na quinta-feira (06) há risco para queda de granizo, que já vinham ocorrendo nos últimos dias entre São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro, só que nesses dois dias que se seguem aumentam essas condições de pedras de gelo, agora para os estados do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul e sudoeste do Mato Grosso, sul de Goiás, Triângulo e sul Mineiro e centro oeste do Rio de Janeiro.

Atenção também ao excesso de volume de chuva previstos nessas áreas, com valores que chegam e até podem superar os 100mm, só na quinta-feira (06), nos três estados do sul do país, e pontos dos estados de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Além de rajadas de vento que devem ficar na média entre 60 e 100km/h, com os maiores valores sendo registrados na Região Sul.

CLIMATEMPO 06 de outubro 2022

Nesta quarta as instabilidades se devem a um corredor de umidade que vem da Amazônia, pela formação de uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e oeste da Região Sul, dos ventos em altitude, mais das instabilidades em altos níveis atmosféricos e cavados meteorológicos nos níveis baixos e médios da atmosfera, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada.

Já para a quinta, amanhã, esse sistema de baixa pressão avança do Paraguai sobre a Região Sul, e evolui para um ciclone extratropical e forma uma nova frente fria. Ou seja, amanhã teremos um forte ciclone extratropical que se desloca do Paraguai em direção ao sul do país, dando origem a uma frente fria, junto com um corredor de umidade e cavados meteorológicos foram as nuvens carregadas.

Tempo na sexta e no final de semana pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

Na sexta-feira (07) as pancadas de chuva ais fortes e com acumulados elevados são se concentrar mais em Minas Gerais, Rio de Janeiro, parte do estado de São Paulo, de Goiás e do Mato Grosso. Com destaque para ventania, de mais de 70km/h, pelo lesta de Região Sul e entre MG, SP e RJ, por conta da circulação do ciclone extratropical, com sua frente fria, mais pelo Sudeste.

Já no sábado(08) o tempo abre maior parte da metade sul do país, com instabilidades atuando mais sobre parte dos estados mineiros, fluminenses, no Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso. Na serra gaúcha e catarinense faz frio pela manhã e há risco até de geada.

No final do sábado, uma nova frente fria chega ao estado gaúcho e causa pancadas de chuva pelo oeste ao sul e leste gaúcho, com atenção para o aumento da chuva por toda a Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste no domingo (09) devido ao avanço desse sistema frontal. Atenção para os volumes bem elevados de chuva pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e na metade oeste do Rio de Janeiro.

CLIMATEMPO 06 de outubro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Temporais com ventania e queda de granizo em SP

Como vimos na análise do Climatempo, a semana começou com sensação de abafamento no interior paulista e temperaturas amenas nas áreas do sul e leste do estado de São Paulo. Nesta quarta-feira (05), a chuva até perdeu intensidade sobre algumas áreas do centro-leste paulista, mas ainda há possibilidade de pancadas fortes no noroeste e oeste paulista, devido às instabilidades que atuam no estado de Mato Grosso do Sul.

Nesta quinta-feira (06), a atuação de um ciclone extratropical na Região Sul, dá origem a uma frente fria no decorrer do dia e o estado de São Paulo fica em condição de pré-frontal.

As temperaturas sobem rapidamente nesta quinta e esquenta bastante, inclusive na região da capital. A combinação de calor intenso com a passagem da frente fria volta provocar temporais no estado de São Paulo. A chuva já começa no fim da manhã sobre algumas áreas do extremo oeste paulista e na divisa do estado com o Paraná. Na capital e nas demais regiões as pancadas retornam no período da tarde e se estende durante toda a noite e na madrugada de sexta-feira (07), com alerta de temporais.

Atenção! A chuva pode vir acompanhada por queda de granizo e rajadas de vento variando de 70 a 80 km/h

Esta frente fria, que passa na quinta-feira, já se afasta rapidamente por mais áreas do Sudeste ao longo da sexta-feira, dissipando a chuva sobre os estados de Minas Gerais e Rio De Janeiro. Durante a madrugada da sexta-feira, ainda ocorrem pancadas de chuva forte no oeste paulista, região da Grande SP, parte do sul, áreas do centro e noroeste do estado.

O Climatempo alerta para a sexta-feira ainda que ainda começa com chuva, mas aos poucos conforme a frente fria se afasta as instabilidades perdem força. O sol volta aparecer mais ao longo do dia, tem previsão de chuva rápida e isolada, mas sem grandes alertas.

Mesmo com a chuva, as temperaturas ainda sobem em São Paulo e a sensação é de abafamento em vários municípios.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *