CLIMATEMPO 07 a 13 de dezembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Acompanhe o Boletim CLIMATEMPO 07 a 13 de dezembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil. ZCAS provoca muita chuva no Sudeste e Centro-Oeste.

As imagens de satélite do início desta semana mostra uma formação de uma área de baixa pressão na altura da costa do sudeste do Brasil e ao longo dos próximos dias teremos a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul -ZCAS, que vai provocar muita chuva em uma faixa que vai desde a costa do Sudeste até áreas da região Norte do Brasil.

Os maiores acumulados de chuva serão registrados em Mato Grosso, Rondônia, norte de Goiás, Tocantins e muitas áreas da região Norte do país, com previsão de mais de 100mm de chuva nos próximos 7 dias, mas o grande destaque fica para o Espírito Santo, sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais, onde o acumulado de chuva pode ficar acima dos 200mm.

É uma chuva bem vinda para algumas áreas por exemplo produtoras de café, mas por outro lado, em áreas urbanas podem provocar alagamentos, deslizamentos de terra e em áreas rurais podem provocar erosão pelo excesso de chuva.

Nas áreas do estado de Mato Grosso a umidade elevada, também os dias com pouca luminosidade e essa chuva persistente tem atrapalhado as atividades em campo em boa parte do estado principalmente nas áreas mais ao norte. Com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul a persistência dessa chuva vai manter as dificuldades principalmente com os tratos culturais.

Em contrapartida, na região Sul do Brasil, especialmente no interior de Sul do Mato Grosso do Sul e até mesmo Oeste de São Paulo, a chance para uma chuva mais expressiva é muito pequena. Por enquanto quem comanda o tempo nestas áreas é uma massa de ar mais seco.

Tem um índice elevado de água disponível no solo em toda a faixa entre o Sudeste, áreas da Bahia, também até a região Norte do Brasil, mas a umidade esta baixa onde não tem previsão para chuva mais expressiva, com é o caso do noroeste do estado do Paraná, muitas áreas de Mato Grosso do Sul, Oeste Paulista e também no Rio Grande do Sul, onde a umidade do solo esta em 40% de índice água disponível do solo.

Em muitas lavouras de milho do Rio Grande do Sul, já estão sentindo a falta de chuva.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 07 a 13 de dezembro 2021

Semana com muita chuva no Norte e Nordeste do Brasil

As áreas de instabilidade seguem deixando o tempo carregado nas Regiões Norte e Nordeste do país nos próximos dias, há previsão para pancadas de chuva forte e em forma de temporais.

CLIMATEMPO Região Nordeste

A circulação de ventos deixa o tempo bastante carregado e a chuva acontece intercalando períodos de melhoria sobre o oeste e sul baiano nesta terça-feira (07). Não se descarta pancadas de chuva forte e em forma de temporais no extremo sul do estado. No oeste do Piauí, o que inclui a região de Teresina e no estado do Maranhão, o sol aparece intercalando períodos de chuva com risco de trovoadas.

A chuva pode vir com até forte intensidade, acompanhada por rajadas de vento no decorrer do dia. O sol predomina e há condições para chuva rápida desde o leste do Rio Grande do Norte até a região de Salvador, na Bahia. O tempo segue ensolarado e firme nas demais áreas do nordeste baiano e no interior da Região.

Na quarta-feira (08), muitas nuvens se formam, o sol quase não aparece e chove em vários momentos no sul do Maranhão, do Piauí e no oeste e sul da Bahia. Na capital Fortaleza, as pancadas de chuva acontecem de forma isolada e passageira. O tempo segue firme no oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. Na costa leste do Nordeste, sol e pancadas de chuva rápida.

Na quinta (09) o tempo fica fechado e bastante chuvoso, o alerta é de perigo na região sul da Bahia. Em Vitória da Conquista, Itapetinga e Ilhéus, o céu fica encoberto e a chuva acontece de forma frequente podendo acumular volumes significativos.

Há condições para pancadas de chuva forte no estado do Maranhão e no centro-sul do Piauí ao longo da quinta-feira. As demais áreas seguem com sol e pouca chuva até o fim desta semana.

CLIMATEMPO Região Norte

Nesta terça-feira (07), o céu fica cheio de nuvens e chove em vários momentos com risco de temporais no norte do Amazonas, em Roraima e no oeste do Pará. Em Rondônia a chuva acontece, intercalando algumas aberturas de sol e não se descarta o risco de trovoadas.

Chove várias vezes e o céu fica cheio de nuvens no leste do Amapá e em Belém no decorrer do dia. Em Rio Branco, as pancadas de chuva se concentram entre a tarde e a noite com risco de raios e rajadas de vento.

Na quarta-feira (08), a chuva ganha força sobre o estado do Pará e do Tocantins. Chove em vários momentos de forma frequente e volumosa e não se descarta o risco de temporais. O sol ainda aparece e chove a partir da tarde em Macapá, no centro-sul de Rondônia e no estado do Acre.

A chuva segue concentrada em todos os estados da Região até o fim desta semana e é alto o risco para chuva volumosa, frequente e em forma de temporais.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.