ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 07 de janeiro 2023, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 07 de janeiro 2023 e veja a previsão do tempo neste sábado.

Neste sábado, a Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS continuará provocando um corredor de umidade que se estende desde o Norte até o Sudeste. Isso favorecerá nuvens mais carregadas e chuva volumosa e persistente em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, partes do Amazonas e Pará.

As temperaturas serão amenas, com máximas não ultrapassando os 23 graus na capital paulista. No Rio de Janeiro, a máxima chegará a 30 graus. Em Porto Alegre, o calor será destaque, com mínima de 18 graus e máxima de 31 graus.

Em Cuiabá, apesar da chuva, o tempo continuará abafado, com sensação de calor e máxima de 32 graus. Vale atenção para a possibilidade de temporais a partir da tarde em Minas Gerais e para chuva frequente, às vezes fraca, em forma de garoa, no fim de semana na capital paulista.

Em Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, o sol brilhará forte e não há previsão de chuva. No leste do Paraná e Santa Catarina, a infiltração marítima volta a provocar chuva forte. Em São Luís, haverá chuva em vários momentos, enquanto em Teresina e na região de Salvador as pancadas serão mais pontuais e isoladas.

O sistema de chuva deve continuar atuando pelo menos até a segunda-feira, causando chuva persistente. Algumas regiões de Minas Gerais ainda terão acumulados extremamente altos, ultrapassando os 100 milímetros.

CLIMATEMPO 07 de janeiro 2023

Chuva frequente e volumosa em Minas Gerais

Áreas de instabilidade intensificadas pela organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), combinadas com a presença de uma frente fria no litoral do Sudeste, estão causando aumento na chuva em Minas Gerais. Nos últimos 72 horas, o Cemaden registrou acumulados de 199mm em Três Corações e 189mm em Carandaí.

No norte, o sol aparecerá entre muitas nuvens com períodos de chuva forte a qualquer hora do dia. No sul, o dia será chuvoso com ainda mais frequência de chuva. Belo Horizonte e outras áreas do sul devem ter acumulados consideráveis.

Um Ciclone subtropical pode se formar no mar do Sudeste na noite de sexta para sábado (07), fortalecendo o canal de umidade que atua sobre o Brasil e aumentando a chuva em Minas Gerais. Embora isso provoque agitação marítima, não deve causar ressaca na região. No sábado, as condições do tempo continuarão semelhantes em Minas Gerais, com ALERTA para temporais, chuva forte, riscos de raios, ventos fortes e possibilidades de inundações, alagamentos e deslizamentos de terra. No domingo (08) e segunda-feira (09), a chuva seguirá forte principalmente no centro sul de Minas.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo