ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 07 de novembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 07 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo no Brasil neste domingo.

Chuva segue intensa na Bahia durante o final de semana

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tem causado chuva intensa sobre o estado da Bahia desde o início de novembro, com acumulados que já ultrapassam a marca dos três dígitos nesse período em diversos municípios da região, como em Lauro de Freitas, Maragogipe e Juazeiro.

Em Salvador, somente entre os dias 03 e 05 de novembro os acumulados de chuva alcançaram 98,8mm pela estação meteorológica do Inmet, valor que representa quase toda a média Climatológica para o mês de novembro, igual a 106,6mm na cidade.

Além dos altos volumes de chuva registrados no estado, foram mais de 245 mil raios registrados no estado baiano neste mês de novembro, e para fins de comparação, no mesmo período do ano passado foram registrados cerca de 60.000 raios no estado, de acordo com os dados disponíveis pelo EarthNetworks. Vale lembrar, que a contagem do número de raios é feita considerando os raios que acontecem entre as nuvens, sem contato com o solo, e também as descargas que acontecem entre a nuvem e o solo (mais comuns).

Tendência

Pelo menos até domingo (07) a chuva segue acontecendo com moderada a forte intensidade sobre o estado da Bahia, que fica sob alerta de temporais nesse período, inclusive Salvador. A partir da próxima segunda-feira (08), a ZCAS aos poucos vai perdendo sua configuração e a chuva diminui gradualmente sobre o estado, mas instabilidades no alto da atmosfera ainda mantém o risco de temporais em áreas do oeste baiano, tanto na segunda quanto na próxima terça-feira (09).

Assista o Boletim CLIMATEMPO 07 de novembro 2021

Fortes pancadas de chuva em vários estados do Brasil

Grandes áreas de instabilidade continuam ativas sobre o Brasil e neste sábado, 6 de novembro, deixam muita nebulosidade e pancadas de chuva em quase todo o Nordeste, Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste. Estas áreas de instabilidade vão provocar mais chuva também no domingo

Nuvens bastante carregadas permanecem sobre a Bahia.

Uma frente fria avança no mar pelo litoral da Região Sul e ajuda a formar nuvens de chuva pelo interior desta Região e também em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.

Tempo muda em São Paulo nos próximos dias

A frente fria que está atuando no Sul do Brasil avança lentamente sobre a Região Sudeste do país nos próximos dias. A chuva retorna de forma pontual por todas as regiões do estado de São Paulo e também sobre a capital. Com passagem deste sistema e a entrada do ar frio, as temperaturas diminuem.

No domingo (7), o sol aparece ao longo do dia na região metropolitana e o tempo fica firme. No entanto, com a chegada do sistema, a nebulosidade aumenta na capital e no litoral, e as temperaturas terão leve queda. No interior, sol com condições para pancadas de chuva isoladas a partir da tarde.

Semana começa úmida

A frente fria começa avançar lentamente a partir da segunda-feira (8) no Sudeste do país, provocando queda na temperatura e chuva fraca a partir da tarde na capital do estado. No litoral, o céu fica cheio de nuvens e pode chover a qualquer momento do dia, mas não são previstos grandes volumes.

Nas demais áreas, faz sol, mas não se pode descartar algumas pancadas de chuva com raios e trovoadas. Há risco para chuva volumosa em parte do nordeste paulista e regiões que fazem divisa com o estado de Minas Gerais.

O tempo segue instável na terça-feira (9), com muitas nuvens e chuva a qualquer hora no leste paulista. As demais regiões seguem com sol e pancadas de chuva a tarde.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados