ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 08 de novembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 08 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta segunda-feira.

A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o continente ajuda a organizar mais áreas de instabilidade sobre várias regiões do país no decorrer desta segunda-feira. Por isso a semana já começa com tempo instável e alerta de temporais por toda a faixa escura do mapa que vai desde o estado do Espírito Santo, norte de Minas Gerais, parte do interior do estado da Bahia, até as capitais Goiânia, Brasília e o norte e leste do estado de Mato Grosso.

Em grande parte das outras áreas do Centro-Oeste e do Sudeste as pancadas de chuvas devem ser isoladas apenas entre a tarde e a noite. Com avanço de uma frente fria e a circulação de ventos, a previsão é de tempo instável também com chuva a qualquer hora na metade leste de São Paulo e sobre o estado do Rio de Janeiro.

A chuva também pode ser persistente na região de Curitiba e sobre a capital Florianópolis. Por outro lado, o Rio Grande do Sul fica sob influência de uma massa de ar frio de origem polar que impede a formação de nuvens carregadas. Tempo firme para áreas do oeste e sul de Mato Grosso do Sul, e para uma pequena área da região Nordeste.

Em grande parte das outras áreas do Brasil, inclusive Salvador, a previsão ainda é para pancadas de chuva. Na região do Rio de Janeiro o dia começa com 19º e máxima de 26º, em Salvador a máxima não vai passar dos 28º e em Cuiabá mínima de 24º.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 08 de novembro 2021

Nova ZCAS causará chuva intensa no Centro-Oeste e Sudeste

O início de novembro foi marcado por tempo instável e chuva volumosa em áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, devido à formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) da temporada chuvosa de 2021/22.

Um novo sistema se forma a partir desta terça-feira (9), e vai intensificar a chuva sobre os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, sul do Tocantins, oeste da Bahia e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Nestas áreas, atenção para o potencial de chuva intensa, temporais e volumes na casa dos três dígitos pelo menos até sexta-feira (12).

As capitais que mais receberão chuva nesse período serão Goiânia, Brasília e Cuiabá, onde a soma dos acumulados pode variar de 120mm a 150mm de chuva. Em Palmas, Belo Horizonte e Vitória a tendência também é de chuva forte na segunda semana de novembro.

Confira abaixo o mapa com os acumulados de chuva previstos entre os dias 07/11 e 11/11. Os tons mais claros (verde, amarelo e laranja) representam chuva mais intensa, com volumes que variam de 50 a 200mm. Os dados são do modelo meteorológico GFS.

CLIMATEMPO 08 de novembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados