Assista o Boletim CLIMATEMPO 09 a 13 de janeiro 2023 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.
A região sudeste do Brasil vem enfrentando excesso de chuva nos últimos dias, o que tem causado transtornos como deslizamentos de terra e mais de 900 pessoas desabrigadas. Os produtores de soja e milho da primeira safra devem ficar atentos, pois a previsão é de que a chuva continue na região nos próximos dias.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) tem causado chuvas fortes e volumosas no Sudeste do Brasil. Neste início de janeiro, Belo Horizonte-MG já acumulou 70% da sua chuva mensal prevista.
Além disso, o vento que sopra contra a costa e a umidade que vem do norte deve continuar trazendo chuva para a região, com acumulados previstos de 70 mm. Na próxima semana, a chuva se espalha pelo país, chegando até o sul, que está seco e deve receber umidade. Os maiores acumulados devem ficar entre São Paulo e Goiás, passando pelo triângulo mineiro. Também é esperado chuva forte no Mato Grosso e boa parte do norte, com 100 mm previstos para o extremo norte do Amapá.
Por outro lado, a metade norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e boa parte do sertão nordestino devem ter tempo aberto, com chuva pontual, caso ocorra.
A chuva também poderá ser bastante expressiva em Goiás, no Distrito Federal e no leste e norte de Mato Grosso. Enquanto isso, em Mato Grosso do Sul, as temperaturas são altas e a chuva é pontual em algumas localidades. No norte de Rondônia, grande parte do Amazonas e do Pará e também em áreas do Tocantins, a chuva vem em forma de pancadas bem distribuídas e com até forte intensidade.
Na região Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está contribuindo para o aumento da chuva no litoral norte. No interior do Maranhão e do Piauí, há previsão de pancadas de chuva fortes a partir da tarde, devido a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). No oeste e sul da Bahia, também chove forte e com volumes significativos a partir da tarde nesta segunda (09). O tempo está seco e quente no sul do país, especialmente no interior do Rio Grande do Sul.

Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...