ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 09 a 15 de novembro 2021, veja a previsão do tempo

Assista o Boletim CLIMATEMPO 09 a 15 de novembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões produtoras do Brasil nesta semana.

A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZACS, mantém a chuva concentrada em uma faixa que vai do litoral do Espírito Santo até o interior do país. Ao longo dos próximos 7 dias os maiores acumulados de chuva serão registrados entre o noroeste de Minas Gerais, Goiás, sul do Tocantins e o estado de Mato Grosso. Nessas localidades o acumulado de chuva poderá chegar perto de 130mm e até acima disso, podendo chegar perto de 200mm em algumas localidades.

Com isso, até a temperatura deve diminuir, incluindo no estado de Mato Grosso. As máximas não devem passar dos 30º na maior parte do estado e em alguns municípios a temperatura não vai passar nem dos 27º. Isso é um sinal de que a chuva será persistente, vai ter muita nebulosidade e isso pode trazer prejuízos com esse excesso de chuva para as áreas produtoras de soja do Centro-Oeste do Brasil.

O andamento da semeadura da soja está muito bom, bem adiantado em relação aos últimos anos. Em Mato Grosso foram semeadas acima de 95%, só que por causa deste excesso de chuva previsto, isso pode atrapalhar o andamento dos trabalhos em campo e também pode trazer o risco para o surgimento de doenças fúngicas nestas regiões.

Após mais de 50 mil raios, MG pode ter novas descargas elétricas

Segundo dados do Earth Network, no Brasil foram 355.073 descargas elétricas no domingo (07), sendo que os estados que mais registraram raios foram Minas Gerais com 59.560, Bahia, com 48.927 e Maranhão com 45.402.

Já os municípios que registraram as maiores quantidades de descargas elétricas durante o domingo(07) foram São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, com 14.153 raios, Ruy Barbosa, na Bahia, com 6.561 raios, Paranatinga, no Mato Grosso, com 5736 raios, e Bacabal, no Maranhão, com 5.167 raios.

CLIMATEMPO 09 a 15 de novembro 2021, veja a previsão do tempo

Nova ZCAS causará chuva intensa no Centro-Oeste e Sudeste

O início de novembro foi marcado por tempo instável e chuva volumosa em áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, devido à formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) da temporada chuvosa de 2021/22.

Um novo sistema se forma a partir desta terça-feira (9), e vai intensificar a chuva sobre os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, sul do Tocantins, oeste da Bahia e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Nestas áreas, atenção para o potencial de chuva intensa, temporais e volumes na casa dos três dígitos pelo menos até sexta-feira (12).

As capitais que mais receberão chuva nesse período serão Goiânia, Brasília e Cuiabá, onde a soma dos acumulados pode variar de 120mm a 150mm de chuva. Em Palmas, Belo Horizonte e Vitória a tendência também é de chuva forte na segunda semana de novembro.

Confira abaixo o mapa com os acumulados de chuva previstos entre os dias 07/11 e 11/11. Os tons mais claros (verde, amarelo e laranja) representam chuva mais intensa, com volumes que variam de 50 a 200mm. Os dados são do modelo meteorológico GFS.

CLIMATEMPO 09 a 15 de novembro 2021, veja a previsão do tempo

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados