Confira o Boletim CLIMATEMPO 09 de agosto e veja a previsão do tempo para este domingo, Dia dos Pais.
Confira a previsão para o Dia dos Pais em todo o Brasil
Uma grande e forte massa de ar seco vai predominar sobre a maioria das áreas do país neste domingo de Dia dos Pais, o que vai impedir a ocorrência de chuva em várias regiões. No entanto, algumas áreas de instabilidade conseguem se formar e provocam chuva em parte do Norte e Nordeste do Brasil. Confira a previsão!
Sul
Como mostra o Boletim CLIMATEMPO 09 de agosto, uma frente fria passa afastada por alto mar na altura da costa do Rio Grande do Sul neste domingo, mas não tem força suficiente para romper o bloqueio atmosférico que atua sobre a Região Sul. Mesmo assim, a circulação de ventos deixa o amanhecer bem nublado no extremo sul gaúcho, mas aos poucos o sol aparece forte e predomina sobre esses locais.
Em todas as outras áreas do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, o Dia dos Pais será de tempo firme, com temperaturas em elevação à tarde. No entanto, o dia ainda começa frio e com possibilidade de névoa e nevoeiro entre o Vale do Itajaí e a capital Curitiba. Em áreas do interior paranaense, os índices de umidade relativa do ar vão ficar muito abaixo do recomendável à tarde!
Sudeste
Os ventos que sopram do mar ainda vão colaborar para o transporte de umidade sobre áreas do Sudeste do Brasil neste domingo. Por isso, o sol aparece entre muitas nuvens o dia todo no norte do Espírito Santo e nos vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, mas sem previsão de chuva. O amanhecer também será de céu bastante encoberto em todo o centro-sul capixaba, inclusive em Vitória, e na Baixada Santista, mas aos poucos o sol aparece e predomina.
Em todas as outras áreas do Sudeste, inclusive nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, o Dia dos Pais será de sol forte e tempo firme. Na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira e no interior fluminense, a previsão é de um dia de nebulosidade variável, mas com várias aberturas de sol.
A umidade relativa do ar permanece muito abaixo do recomendável nos períodos mais quentes do dia na maioria das áreas paulistas e no interior mineiro. Quem estiver nesses locais, deve redobrar os cuidados com a saúde e se manter muito bem hidratado.
Centro-Oeste
O ar seco e quente continua predominando em todo o Centro-Oeste do país neste domingo. O sol aparece forte desde cedo nos três estados e no Distrito Federal, e as temperaturas entram em rápida elevação. Nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os índices de umidade do ar poderão ficar inferiores a 20% nas horas mais quentes do dia, o que caracteriza situação de alerta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nordeste
Os ventos que sopram do mar ainda levam bastante umidade para a costa leste do Nordeste neste Dia dos Pais. Por isso, o céu permanece bastante encoberto e pode chover a qualquer hora em todo o litoral da Bahia, inclusive em Salvador, e nos estados de Sergipe e Aracaju. No entanto, não há risco de temporais sobre essas áreas.
O sol aparece entre nuvens e chove de forma passageira entre as capitais Recife, João Pessoa e Natal. Já em São Luís, o dia começa com sol, mas pode chover de forma isolada entre a tarde e a noite.
Em todas as áreas do Ceará e do Piauí, assim como no interior do Nordeste, o sol ainda aparece forte e predomina o dia todo. A umidade permanece elevada apenas na Chapada Diamantina e no Planalto da Conquista, que terão um dia de sol entre muitas nuvens. Nas demais áreas da Região, o ar fica extremamente seco principalmente à tarde. Vejas as demais regiões do Brasil nesta análise do Boletim CLIMATEMPO 09 de agosto.
Norte
A maioria das áreas do Norte do Brasil continua sob influência de uma forte massa de ar seco. Neste domingo, o tempo permanece firme em praticamente todas as áreas do Amazonas, no Acre, no interior do Pará e no Tocantins. Por outro lado, algumas pancadas de chuva ocorrem ao longo do dia sobre os estados de Roraima, Amapá e no oeste amazonense. Nas capitais Belém e Manaus, o tempo fica firme.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz