CLIMATEMPO 10 a 16 de agosto 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 10 a 16 de agosto 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.

Frio e geada retornam ao Rio Grande do Sul

A semana começou com sensação de calor e temperaturas altas no estado gaúcho. Até o fim desta semana a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil vai provocar chuva e queda na temperatura.

Confira a tendência para os próximos dias no estado!

Nesta terça-feira (10), o tempo fica instável no norte do Rio Grande do Sul com pancadas de chuva a qualquer hora que podem vir com até forte intensidade. Na capital Porto Alegre, na região serrana e em Caxias do Sul o tempo fica fechado e chuvoso. Em Pelotas e Bagé o céu também fica nublado, com possibilidade apenas para garoa ao longo do dia. No oeste do estado, o sol aparece com bastante variação de nebulosidade, mas não chove.

Queda na temperatura

Na quarta-feira (11), a frente fria avança para o Sudeste do Brasil, mas, na retaguarda deste sistema uma massa de ar frio volta atuar no Rio Grande do Sul e provoca queda na temperatura. O amanhecer vai ser frio e com risco para geada em áreas do extremo oeste gaúcho. Na capital Porto Alegre o dia vai ser marcado sol com muitas nuvens e não há expectativa para chuva. Apesar do sol aparecer as temperaturas não sobem muito, a máxima fica em torno dos 15 °C na capital gaúcha nesta quarta-feira.

Há risco de geada ainda no amanhecer da quinta-feira (12), em áreas do oeste, centro e sul do estado. Nas demais áreas o sol aparece, com algumas nuvens, mas não chove.

As condições para geada diminuem a partir da sexta-feira (13). O dia será marcado por sol com variação de nebulosidade no estado. Há condições para chuva extremamente isolada em áreas do nordeste do Rio Grande do Sul, mas que não acumulam volumes significativos. Nas demais áreas o ar frio segue atuando e a temperatura não sobre muito ficando em torno dos 17 °C na capital gaúcha na sexta.

Vento forte

Atenção para a região costeira, entre o Rio Grande do Sul e o litoral de São Paulo, as rajadas de vento podem chegar até os 80km/h com a passagem da frente fria.

Mar Agitado

Até o fim desta semana as ondas podem se aproximar dos 2,5 metros e meio em toda a costa da Região Sul do Brasil e não se descarta o risco de ressaca!

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 10 a 16 de agosto 2021

Tempo muda em SP ainda nesta semana

Depois de vários dias frios, as temperaturas voltaram a subir no estado de São Paulo. A semana está começando com temperaturas em elevação e a sensação volta a ser de calor, inclusive na capital.

Entre segunda e terça-feira, o sol predomina e não chove no estado. A umidade relativa do ar entra em declínio e até atinge valores abaixo dos 30% em áreas da Grande SP e no interior. Alguns municípios do oeste e noroeste até podem ficar abaixo dos 20% neste início de semana.

Com a falta de chuva e vento, a qualidade do ar fica prejudicada neste início de semana. Na Grande SP, várias estações da Cetesb já registravam qualidade do ar moderada na manhã desta segunda-feira.

climatempo 10 a 16 de agosto 2021

Mais frio vem aí!

Na quarta-feira, 11 de agosto, uma nova frente fria chega ao estado e muda o tempo. Apesar do início de semana que está sendo quente e seco, a semana vai terminar mais úmida e fria. No entanto, é válido ressaltar que não há expectativa de frio intenso como no fim de julho.

As temperaturas vão ficar baixas entre quarta e sexta-feira. Quinta deve ser o dia mais frio, com máxima até abaixo dos 20°C na capital. O litoral também vai sentir frio e, no interior, a queda mais acentuada é prevista principalmente nas áreas do centro-sul e leste.

Chuva

Quanto à chuva, não há expectativa para volumes extremos. O litoral é a região que mais vai receber chuva. É uma semana de atenção, por causa da chuva frequente entre quarta e sexta nas praias. Na capital, só há previsão de aumento de nuvens e alguns chuviscos, principalmente entre a noite de quarta e a manhã de quinta-feira. No interior, a chuva só deve atingir áreas do sul e leste, como é o caso do Vale do Ribeira e Vale do Paraíba.

Mar agitado

A semana já começou com ondas em torno de 2,5m no litoral paulista. Na quarta-feira, 11 de agosto, as ondas aumentam e podem alcançar os 3 metros até o fim de semana. Não dá para descartar o risco de ressaca nas praias paulistas.

CLIMATEMPO 11 de agosto 2021- Semana termina com muita chuva no leste do PR e de SC

Após a passagem de uma frente fria, um grande sistema de alta pressão atmosférica passa a atuar em alto mar, provocando uma pista de ventos úmidos contra a costa da Região Sul. O grande acúmulo de umidade vai favorecer a formação de nuvens de chuva desde o litoral de Santa Catarina até a costa do Paraná e sobre a Grande Curitiba.

Por isso, a tendência é que ao longo desta quinta-feira (12) o tempo instável não dê trégua nos dois estados. Há previsão de chuva ao longo de todo o dia, o céu fica encoberto e os acumulados de chuva tendem a ser elevados. A sexta-feira (13) também será com chuva frequente e volumosa no litoral de Santa Catarina, do Paraná, na Grande Curitiba e no Vale do Itajaí.

No decorrer do próximo final de semana, a chuva perde força, mas ainda acontece a qualquer momento intercalada com períodos de céu nublado.

Frio

Além da chuva, o destaque passa a ser também o frio. Após um início de semana quente e com temperaturas beirando a casa dos 30°C, os termômetros seguem em rápido declínio nos próximos dias. A sensação de frio volta a predominar e o tempo nublado, chuvoso e ameno marcará presença pelo menos até o final de semana.

Chuva forte entre o Litoral de SC e SP

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.