CLIMATEMPO 10 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO 10 de setembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões produtoras do Brasil.

Avanço de frente fria provoca temporais no Sul do país

A formação de novas áreas de instabilidade associadas a passagem de uma frente fria reforçam os temporais sobre as áreas dos estados do Paraná e também de Santa Catarina durante este sábado.

Atenção para a faixa Leste desses dois estados onde a chuva é mais persistente e volumosa podendo acontecer a qualquer momento do dia. Atenção também para as rajadas de vento que vem em torno dos 50 km por hora, tanto no estado do Paraná, quando em Santa Catarina e também sobre o estado de São Paulo.

Até o finalzinho do dia, essa frente fria avança sobre a faixa leste do Sudeste reforçando assim as instabilidades sobre as áreas do Vale do Ribeira, baixada santista e também sobre a região metropolitana de São Paulo. Isso pode provocar precipitações durante o período da noite.

Agora no estado de Mato Grosso do Sul, a chuva vem intercalada com períodos de sol e de calor. Chove também nas áreas mais ao Norte do Brasil, com eventuais temporais bem isolados e passageiros.

Na faixa leste do Nordeste fique atento a precipitação principalmente nos estados de Alagoas e do Pernambuco. Nessa região começa a chover um pouquinho mais expressivo.

Já boa parte do Brasil segue com aquele padrão de tempo seco, muito ensolarado e com baixos índices de umidade relativa do ar. Há bastante calor nas áreas como por exemplo de Cuiabá e grande parte do Centro-Oeste que deve ter temperaturas altas.

Em nossa análise odo Climatempo, a máxima prevista na capital de Mato Grosso é de 39º graus, no Rio de Janeiro termômetros também sobem e previsão é de 35° graus, mas atenção aos ventos que podem variar de 60 até 80 km por hora durante este sábado. Na região Sul do Brasil tempo firme retorna lá para o Rio Grande do Sul e suas temperaturas ficam bem mais amenas com mínima de 10º e máxima de 19º graus em Porto Alegre.

CLIMATEMPO 10 de setembro 2022

Clima afetou safra de feijão, segundo levantamento da Conab

Os produtores de feijão enfrentaram problemas climáticos em todas as 3 safras da leguminosa, segundo aponta o o 12° Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Ainda assim a produção está estimada em aproximadamente 3 milhões de toneladas, o que atende ao abastecimento do país.

Arroz

No caso do arroz, o volume total a ser colhido é estimado em 10,8 milhões de toneladas, apresentando diminuição em relação a 2020/21, em razão de menor destinação de área para o plantio, bem como pela redução na produtividade média nacional. Ainda assim, a produção também é suficiente para a demanda do mercado interno.

Culturas de inverno

Dentre as culturas de inverno, a Conab projeta uma produção recorde para o trigo, podendo chegar a 9,4 milhões de toneladas. Houve leve atraso na semeadura no Sul do país devido ao excesso de chuvas, mas as condições são favoráveis ao desenvolvimento das lavouras.

Nova frente fria espalha temporais no Sul

Como podemos ver na análise do Climatempo, a semana termina com a formação de uma frente fria que rapidamente passa sobre a Região Sul do país e junto desta frente fria um ciclone extratropical, provocando o aumento das rajadas de vento no litoral do Sul e do Sudeste. O sistema não deve trazer tanta chuva, mas há risco de temporais isolados e eventual queda de granizo no estado do Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira (09), a chuva ganha força no estado gaúcho, e nas áreas mais ao sul de Santa Catarina, podendo acontecer em vários momentos. As rajadas de vento aumentam nestas áreas e o mar fica agitado desde o litoral do Rio Grande do sul até o litoral sul de Santa Catarina.

No sábado (10), essa frente fria vai se afastar já em direção ao Sudeste e espalha nuvens carregadas no norte de Santa Catarina e do Paraná e à noite chega a altura de São Paulo e do Rio De Janeiro. Com a frente fria mais costeira, as rajadas de vento ganham intensidade no litoral do Sul e do Sudeste, podendo chegar até 80 km/h no litoral de Santa Catarina e de São Paulo.

A altura das ondas varia de 2 a 3,0 metros em litoral do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina no decorrer do sábado. No domingo (11), o mar fica um pouco agitado no litoral norte de São Paulo e do Rio de Janeiro, com ondas de 2 a 2,5 metros.

Tendência

Essa frente fria vai ocasionar muitas rajadas de vento até o fim de semana, mas o outro destaque é que com a passagem do sistema o ar polar volta ganhar força e diminui as temperaturas no Sul do Brasil. O risco de geada aumenta já no sábado em áreas do sul do Rio Grande do Sul e o fenômeno ganha força no domingo (11).

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.