Assista o Boletim CLIMATEMPO 11 a 17 de maio 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana.
CLIMATEMPO 11 a 17 de maio – Região Sul
O Paraná segundo maior produtor de grãos e oleaginosas do Brasil terminou a colheita da soja 20/21. A qualidade da segunda safra de milho diminui cada vez mais no Paraná, no norte do estado já são 70 dias sem chuva forte. De acordo com o Deral, o índice de lavouras avaliadas em boas condições caiu de 40 para 28% na semana passada. Até o dia 17 de maio estão previstos 46mm em áreas do leste do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul até a próxima semana, não são previstos mais que 10 mm de chuva.
Sudeste
Boa parte de São Paulo e de Minas Gerais já estão a 50 dias sem chuva forte. No Oeste paulista a situação é mais delicada, com 70 dias de estiagem e a baixa umidade do solo afeta a pastagens e culturas como a cana-de-açúcar e a laranja. Até o dia 17 de maio são previstos em algumas áreas do extremo sul de São Paulo 25 mm de chuva. Nas demais áreas do Sudeste a previsão é de pouca chuva que não deve alcançar 7mm.
Centro-Oeste
O leste de Mato Grosso do Sul chega a 70 dias sem chuva forte, algo que vem comprometendo o desenvolvimento de pastagens, além de culturas como a cana-de-açúcar e a segunda safra de milho. No sul de Goiás e de Mato Grosso, o período seco já alcança 50 dias.
Semanalmente o IMEA vem reduzindo sistematicamente a estimativa de produtividade na segunda safra de milho em Mato Grosso. Além disso também a preocupação com a possível diminuição da safra de algodão no estado, o volume de chuva fica perto dos 25mm apenas em áreas do extremo Oeste do Mato Grosso. As outras áreas do Centro-oeste, entre o Sul do Mato Grosso e por todo o estado do Mato Grosso do Sul, permanecem sem chuva.
Nordeste
A semana será marcada por pancadas de chuva isoladas na região Nordeste do país e momentaneamente os trabalhos de campo podem ser paralisados principalmente em áreas do interior do Maranhão e do Piauí. Também vai chover bastante no Ceará e na faixa costeira entre o litoral do Rio Grande do Norte e Pernambuco, os volumes podem chegar até 60 mm. Por outro lado o tempo continua seco no Oeste da Bahia, o que vai ajudar nas operações de campo até a próxima semana. A expectativa nesta área é de pouquíssima chuva que não deve atingir nem 3mm. Em grande parte das outras áreas, a expectativa é para chuva frequente que pode ultrapassar até 90 mm.
Região Norte
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...