CLIMATEMPO 11 a 17 de outubro 2022, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO 11 a 17 de outubro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nos próximos 7 dias.

O destaque desta semana ainda continua sendo a chuva espalhada por grande parte do Brasil. São pancadas bem típicas da primavera, mas essa chuva ainda pode causar transtornos acumular grandes volumes principalmente na região sul do país.

Os acumulados são expressivos principalmente no estado do Paraná e até a próxima semana, essa chuva pode acumular em torno de 100 milímetros. E de forma pontual, até mais do que esse valor em algumas áreas do interior Paranaense.

Também chove forte no estado de Santa Catarina, as áreas mais próximas ao estado do Paraná, com grandes acumulados até a próxima semana, mas no Rio Grande do Sul a chuva acontece de forma mais irregular e mal distribuída. O que ainda ajuda algumas áreas produtoras da região, pois não causa transtornos.

As áreas de Serra do estado Gaúcho ficam com mais atenção, pois essa chuva pode acumular até a próxima semana cerca de 70 mm. Já na região Sudeste do Brasil, o destaque ainda segue sendo a chuva de forma muito irregular e mal distribuída, mas que não acumula nem 20 mm de chuva no Rio de Janeiro, parte do sul de Minas e também no estado de São Paulo.

Como podemos perceber nesta análise do Climatempo, apenas algumas áreas do extremo Sul Paulista, tem acumulados chegando aos 50 mm de chuva. Já a maior parte do interior Mineiro e também o extremo norte de São Paulo, sem precipitação significativa pelo menos até o dia 17 de outubro.

No Espírito Santo, a chuva volta a se espalhar, mas não há previsão de transtornos para região. Essa chuva ainda é muito bem-vinda para as áreas produtoras de café do Sul de Minas e também do estado de São Paulo.

Já maior parte da costa Norte do país, segue com muita chuva principalmente na região Norte. Com acumulados que, novamente, podem ultrapassar os 100 mm no estado do Amazonas. Mas não há previsão de precipitação significativa para a região Nordeste.

E para fechar o Boletim Climatempo 11 a 17 de outubro 2022, o estado da Bahia, também em grande parte do Piauí e do Tocantins, ainda em alerta para altos riscos de queimadas.

CLIMATEMPO 11 a 17 de outubro 2022

Semana começa com temporais no Sul e pouca chuva no Nordeste

A frente fria avança para o oceano, mas próximo à costa do Sudeste e aumenta as condições de chuva em São Paulo. A circulação de ventos e a umidade que vem do Norte do Brasil mantém nuvens muito carregadas sobre o Sul do país. O alerta é de temporais em Santa Catarina e no Paraná. Chove forte nas Regiões, Norte e Centro-Oeste e no Nordeste, pouca chuva é prevista.

Nesta segunda-feira, a frente fria que estava atuando na Região Sul se afasta no oceano na altura do estado de São Paulo e já muda o tempo no litoral, leste e sul paulista. Vai ser um dia com mais nuvens e com chuva moderada que vem e vai ao longo do dia. As temperaturas também diminuem. Por outro lado, o norte de Minas Gerais e o estado do Espírito Santo com tempo firme. As temperaturas voltam a subir e faz calor. No Rio De Janeiro, muitas nuvens e chuva mais isolada no centro-sul do estado. Ainda chove no sul e oeste de Minas e essa chuva pode vir com moderada a forte intensidade, com risco de raios e rajadas vento. Interior de SP, com sensação de abafamento e chuva forte à tarde.

Destaque para muita chuva em Santa Catarina e no Paraná devido à circulação de ventos. O alerta é de temporais nos dois estados, com risco de rajadas de vento e raios. O interior catarinense fica em alerta para queda de granizo e rajadas de vento de até 80 km/h. No litoral da Região Sul, mar agitado.

Ainda amanhece gelado e com risco de geada em parte do sul/sudoeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Bagé. Apesar do dia começar com sol, volta chover no período da tarde na região de Porto Alegre.

As instabilidades do Sul, também provocam chuva forte no sul de Mato Grosso do Sul e o alerta é para temporais nas áreas de divisa com São Paulo e Paraná. O tempo segue quente e abafado, com risco de chuva forte em Mato Grosso e no sul de Goiás. Em Brasília a chuva é mais isolada, mas parte do oeste de Mato Grosso fica sujeito à temporais.

No Nordeste, a chuva aumenta no litoral de Alagoas e Sergipe, mas não há previsão de grandes alertas. A maior parte da Região segue quente, com pouca chuva no litoral e no Maranhão e rajadas de vento ao longo do dia. Já no Norte do Brasil, ar abafado e risco de chuva forte no sul do Pará, leste e sul do Acre e norte do Amazonas. Não chove em Palmas e o calor continua sendo destaque.

Alertas

  • Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no Rio Grande do Sul
  • Alerta de temporais no Paraná. No interior e oeste de Santa Catarina os temporais podem vir acompanhados por queda de granizo e rajadas de vento de 80 km/h
  • Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento em Curitiba, São Paulo, litoral norte de Santa Catarina, Cuiabá, Campo Grande e no Triângulo e sul de Minas
  • Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no litoral do Espírito Santo e em Vitória
  • Alerta de temporais no sul de Rondônia, centro, oeste e sudoeste de Mato Grosso
  • Umidade relativa do ar em atenção no interior do Nordeste e nas capitais, Palmas e Teresina
  • Rajadas de vento de 40 a 55 km/h no Piauí, Ceará, interior da Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia
  • Atenção para chuva moderada a forte com raios no Amazonas, oeste do Pará, em Roraima e no Acre
  • Mar agitado no litoral da Região Sul
  • Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no litoral norte do Rio e sul da Bahia

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *