ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 11 de dezembro 2021, veja a previsão do tempo em todo Brasil

Confira o Boletim CLIMATEMPO 11 de dezembro 2021 e veja a previsão do tempo em todo Brasil neste sábado.

A constante formação de áreas de instabilidade entre o Norte e o Nordeste vai manter a conjunção para temporais ao longo deste sábado entre os estados de Roraima, Amazonas, Pará e em grande parte do MATOPIBA.

No sul da Bahia a chuva diminui bastante com relação aos últimos dias e o interior do Nordeste tem previsão de tempo bastante firme desde o norte Baiano até áreas do Rio Grande do Norte e também sobre o leste do estado do Ceará.

No Centro-Oeste do país também tem condição para temporais sobre áreas do norte de Mato Grosso e norte do estado de Goiás. Nas demais áreas dos dois estados, a chuva ocorre com moderada a forte intensidade.

Entre áreas do norte Mineiro e também norte do Espírito Santo, a chuva também diminui bastante, mas por causa dos últimos temporais, o solo ainda está encharcado e ainda tem previsão para alguns transtornos como deslizamentos de a terra.

No Centro e Sul do país, o tempo fica bastante seco por causa do predomínio de uma massa de ar mais quente, que vai manter o tempo bastante firme e ensolarado em grande parte da região Sul, centro leste de Mato Grosso do Sul, também sobre o estado de São Paulo, sul de Minas sobre o Rio de Janeiro. Algumas áreas destas regiões vão ter umidade relativa do ar com índices críticos, principalmente nas horas mais quentes do dia. Os valores podem ficar abaixo dos 30% inclusive na capital paulista.

O tempo segue bastante quente em grande parte do país, a máxima em Salvador é de 31º na tarde deste sábado. Na capital fluminense o dia começa com 20º e a máxima é de 33º. Em Porto Alegre máxima de 30º e em Cuiabá máxima de 35º.

Assista abaixo o BOLETIM CLIMATEMPO 11 de dezembro 2021

Sul tem sol e Bahia tem mais chuva forte

Uma área de baixa pressão atmosférica se intensificou sobre o mar e se transformou em uma depressão subtropical na altura de Santa Catarina. Este sistema provoca vento moderado a forte sobre o oceano e deixa o mar agitado na costa da Região Sul e do Sudeste.

Áreas de instabilidade continuam ativas sobre o interior do Brasil provocando muita nebulosidade e chuva especialmente sobre as Regiões Nordeste e Norte e parte do Centro-Oeste e do Sudeste.

Uma massa de ar seco inibe a formação de grandes nuvens sobre o Sul do Brasil, SP, MS e parte de GO, MG e do RJ

O verão no Hemisfério Sul se inicia às 12h59 de 21/12/2021 e se estende até 12h33 de 20/3/2022.

Marinha do Brasil classifica nova tempestade subtropical Ubá

Uma área de baixa pressão atmosférica se intensificou sobre o mar e se transformou em uma tempestade subtropical na manhã desta sexta-feira, 10 de dezembro.

O sistema foi nomeado pela Marinha como tempestade subtropical Ubá (que significa canoa indígena). Até agora, foram 3 tempestades subtropicais e uma depressão subtropical em 2021 na costa do Brasil.

O sistema que está no mar, na altura de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, provoca vento moderado a forte sobre o oceano e deixa o mar agitado na costa da Região Sul e de parte do Sudeste.

Nomes dos ciclones na costa brasileira

Apenas a Marinha do Brasil pode “batizar” os sistemas meteorológicos especiais que por ventura se formem em águas oceânicas brasileiras. Somente os sistemas que alcançam força suficiente para ser uma tempestade subtropical recebem um nome. Isto acontece quando o vento produzido pelo sistema atinge velocidades iguais ou superiores a 34 nós, aproximadamente 61 km/h.

Confira a lista completa com a época e local de formação dos sistemas nomeados até agora:

1 – Arani (tempo furioso) – março 2011 – RJ/ES
2 – Bapo (chocalho) – fevereiro 2015 – SP
3 – Cari (homem branco) – março 2015 – SC
4 – Deni (tribo indígena) – novembro 2016 – RJ
5 – Eçaí (olho pequeno) – dezembro 2016 – SC
6 – Guará (lobo do cerrado) – dezembro 2017 – ES/BA
7 – Iba (ruim) – março 2019 – BA
8 – Jaguar (lobo) – maio 2019 – RJ
9 – Kurumí (menino) – janeiro de 2020 – ES/RJ
10 – Mani (deusa indígena) – final de outubro de 2020 – ES/RJ
11 – Oquira (broto de folhagem) – dezembro 2020 – RS
12 – Potira (flor) – abril/2021
13 – Raoni (grande guerreiro) – junho/2021
14 – Ubá (canoa indígena) – dezembro/2021
15 – Yakecan (o som do céu)

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® Informação para quem produz

Siga-nos no Google News: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados