ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 11 de janeiro 2023, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO 11 de janeiro 2023 e veja a previsão do tempo em todo o Brasil.

Nesta quarta-feira (11), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos sistemas meteorológicos mais importantes dos trópicos e o principal sistema produtor de chuva na Região Norte do país, estará ativa, favorecendo a formação de nuvens carregadas, especialmente no Amapá e em áreas costeiras da Região Nordeste. Isso se deve ao calor e a umidade nos estados nortistas, além do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis nas áreas nordestinas.

Em algumas áreas do norte do Amazonas e Amapá, a chuva pode cair a qualquer momento, enquanto em outras regiões, como o Acre, Amazonas e Pará, as pancadas estão previstas para ocorrer principalmente nas aberturas de sol pela manhã e tarde.

Há risco de temporais na faixa oeste de Roraima e do Acre, norte e leste do Amapá, em toda a faixa oeste e no norte do Amazonas, acompanhadas de chuva moderada a forte e raios em cidades como Manaus, Belém e Palmas.

Também há previsão de chuva forte em regiões como Salvador a Ilhéus, João Pessoa, Natal, Fortaleza, oeste baiano e Maranhão, incluindo São Luís. Além disso, é esperado calor e sensação de abafamento na maior parte do Norte e Nordeste do país.

CLIMATEMPO 11 de janeiro 2023

De acordo com os modelos meteorológicos, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda tem muita água para derramar até o próximo dia 14/01, especialmente na boa parte do estado do Amapá. Os volumes de chuva previstos variam de 50 a 100 mm no centro-leste e no norte do estado, com possibilidade de superarem os 100 mm pontualmente nesta última área.

Para os primeiros dias da segunda quinzena de janeiro, até o dia 19, a expectativa é de um aumento dos acumulados de chuva no estado amapaense, variando de 70 a 100 mm, com possibilidade de ultrapassarem os 100 mm no norte e leste do estado, inclusive em Macapá. Além disso, espera-se um aumento da precipitação também nos estados do Pará e do Amazonas, com volumes esperados de chuva em torno de 100 mm na região de Manaus e Belém, por exemplo, e de 70 mm em Porto Velho.

No Nordeste do país, as áreas que chamam mais atenção são o estado do Maranhão e a faixa oeste do Piauí, especificamente em São Luís e Teresina, onde os acumulados previstos para a segunda quinzena de janeiro são de 50 a 70 mm.

Como podemos ver nesta análise do Climatempo, a umidade que vem da Amazônia e os ventos que sopram contra a Costa devem continuar trazendo chuva para praticamente todo o país.

Os maiores acumulados serão entre o Rio de Janeiro e o sul de Minas. Na faixa oeste do Mato Grosso do Sul, Norte do Amazonas e também do Amapá, a chuva acontece de maneira isolada e passageira.

Mas, é importante ficar de olho nas regiões do Norte da Bahia e Sul do Piauí, onde acompanhada de trovoadas. No Norte da Bahia e sul do Piauí, o tempo fica firme mas nublado.

Na metade oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o tempo vai ficar firme também com o sol predominando durante o dia.

E para finalizarmos, em relação às temperaturas, o dia começa com 22 graus no Rio de Janeiro e pode chegar a fazer máxima de 33 graus em Cuiabá e 35 em Porto Alegre.

Lembre-se de sempre ficar de olho nas previsões meteorológicas e se preparar para qualquer eventualidade. Você também pode conferir outras matérias relacionadas ao clima acessando nosso caderno especial sobre a previsão do tempo.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo