ClimatempoPrevisão do tempo

CLIMATEMPO 12 de setembro 2021, veja a previsão do tempo em todo o Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 12 de setembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil neste domingo.

Tempo fica mais firme e quente no Sudeste e severo na Região Sul com ventos de até 120km/h

A última frente fria que passou pelo Sul do Brasil nesta semana deixou um rastro de transtornos. Foram registradas ventanias acima dos 90km/h em cidades do Rio Grande do Sul, houve granizo e muitas trovoadas em Santa Catarina e até mesmo no Paraná.

Toda a região costeira ficou em alerta para mar agitado e ressaca. O volume de chuva foi suficiente para amenizar a seca do solo, especialmente no estado gaúcho.

No final da tarde de domingo (12), menos de uma semana depois da passagem do sistema, uma nova frente fria se forma no Rio Grande do Sul e mudando o tempo novamente. O sol ainda aparece ao longo do dia e as pancadas de chuva se concentram entre a tarde e à noite em áreas do centro-sul do estado e há risco de trovoadas.

Semana começa com temporais no estado gaúcho

Uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical avança no início da semana e acende novamente o alerta para temporais no Sul do país. Na segunda-feira (13) o risco maior para transtornos é no Rio Grande do Sul, com chance para vendaval – com rajadas que podem alcançar os 120km/h -, alta atividade elétrica, granizo e volumes extremamente elevados, que podem provocar transbordamento dos rios e deslizamento de encostas.

Na terça-feira (14) é a vez de Santa Catarina e do Paraná receberem chuva bem significativa, com ventos de 60-80km/h raios, altos acumulados de chuva e mais uma vez há potencial para queda de granizo.

Antes da chuva voltar, as temperaturas sobem por toda a Região, mas, voltam a cair após a passagem do sistema.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 12 de setembro 2021

Grandes chances de La Niña ainda este ano

A Administração Americana de Oceanografia e Meteorologia, de sigla inglesa NOAA, diz que um novo La Niña está prestes a começar no Oceano Pacífico Equatorial.

A previsão é de 80% de chances nos trimestres móveis outubro-novembro-dezembro e novembro-dezembro-janeiro. Será um fenômeno fraco entre a primavera e verão, mas com consequências ao Brasil.

CLIMATEMPO 12 de setembro 2021

Entenda os impactos da La Niña no Brasil

Entre setembro e novembro, a chuva será mais intensa que o normal sobre o centro e norte do país, especialmente no Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. A maior parte da precipitação acontecerá entre outubro e novembro.

Por outro lado, há previsão de chuva abaixo da média na Região Sul e nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e em Roraima. No Sul, a estiagem será mais sentida a partir de novembro.

A longa estiagem e a falta de chuva no período úmido agravam ainda mais a crise hídrica, tanto em geração de energia quanto em reservatórios de água.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar