CLIMATEMPO 13 de agosto 2022, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO 13 de agosto 2022 e veja a previsão do tempo no Brasil neste sábado. (Vídeo no final desta matéria)

Neste sábado a frente fria ainda continua avançando próximo à costa da Bahia e aumenta a nebulosidade no estado de Sergipe e também no sul de Alagoas.

Tem previsão de chuva que podem acontecer em vários momentos e as temperaturas também ficam mais baixas inclusive na região de Salvador. A maior parte do Nordeste tem rajadas de vento que podem chegar até 60 km por hora. Já em São Luís e Fortaleza, as pancadas são mais isoladas.

Na região Norte do Brasil o tempo ainda continua muito abafado e por enquanto sem chuva em Palmas, Porto Velho, Rio Branco. Mas nas demais áreas pode chover a partir da tarde com o risco de trovoadas.

Apesar do Amanhecer frio no centro-sul do país, as temperaturas entram em gradativa elevação no período da tarde e vai ser um dia de grande amplitude térmica em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

O amanhecer ainda pode começar com nevoeiro na região de Curitiba e em Florianópolis. Na capital Porto Alegre, a nebulosidade até aumenta ao longo do dia, mas não tem previsão de chuva. A chuva por vir do litoral do Rio Grande do Sul e também do Rio de Janeiro, com rajadas de até 50 km por hora.

A temperatura pode chegar aos 22° na capital Gaúcha, máxima de 35º graus em Cuiabá, 25º graus em Salvador e no Rio de Janeiro máxima de 26° graus.

CLIMATEMPO 13 de agosto 2022

Passagem de ar polar aumenta a amplitude térmica

A forte massa de ar frio de origem polar que se espalhou pelo interior do país esta semana é sentida nesta sexta-feira em grande parte do Brasil. O ar frio ainda provoca baixas temperaturas nos estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, no Acre e em Rondônia. No fim de semana, áreas do sul e do leste da Bahia também vão resfriar por causa da entrada de ventos frios.

A presença desse ar frio reduz a umidade do ar e dificulta o crescimento de nuvens sobre o país. Assim, no decorrer desta sexta-feira, a maior parte do Brasil fica ensolarado, com poucas nuvens e sem condições para chuva. Isto vai permitir muitas horas com sol forte para aquecer o ar e uma rápida elevação da temperatura causando uma grande amplitude térmica durante o dia.

A amplitude térmica é a diferença entre a menor e a maior temperatura do dia. Em dias secos, ensolarados, a amplitude normalmente é maior.

No Centro-Oeste e no Norte, apesar do frio do amanhecer, a temperatura sobe rápido e faz calor na maior parte do dia, com temperaturas entre 30°C e 35°C à tarde.

No fim de semana, com o enfraquecimento do ar polar sobre o interior do Brasil, as Regiões Sul e Sudeste também vão ter elevação da temperatura à tarde, mas a noite e o amanhecer seguem frios.

Recordes de frio para o inverno

Confira alguns recordes de frio para o inverno de 2022 que foram registrados em capitais, em 11 de agosto:

  • São Paulo (SP) teve a menor temperatura mínima do inverno, com 9,5°C e a menor temperatura máxima da estação, até agora, com 17,0°C
  • Goiânia(GO) registrou a menor temperatura mínima do inverno de 2022, com 10,4°C e também foi a menor temperatura mínima desde o dia 22/05/2022, quando fez 9,5°, segundo a estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
  • Brasília(DF) teve a menor temperatura mínima deste inverno, com 10,1°C . Também foi a menor temperatura mínima desde o dia 22/05/2022, quando fez 8,5°C, segundo a estação convencional do INMET
  • Cuiabá (MT) registrou a menor temperatura mínima deste inverno de 2022, com 9,7°C e também foi a menor temperatura mínima desde o dia 21/05/2022, quando fez 9,0°C, segundo a estação convencional do INMET
  • Belo Horizonte (MG) registrou a menor temperatura mínima deste inverno, com 10,2°C. Foi a menor temperatura mínima desde o dia 20/05/2022, quando fez 9,6°C, segundo a estação convencional do INMET

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.