CLIMATEMPO 16 de dezembro 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 16 de dezembro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta quinta-feira.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS vai continuar bastante ativa e espalhando áreas de instabilidade desde o Centro-Oeste até região Sudeste do país. Por isso chove a qualquer hora com alerta de temporais especialmente no estado de São Paulo, em grande parte da região Centro-Oeste, centro-sul de Minas e também no Rio de Janeiro.

Em parte do norte Fluminense, no espírito Santo, norte de Minas e entre a região de Salvador, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão e a capital Teresina, o dia ainda vai começar com períodos de sol e deve chover entre a tarde e a noite, mas também com riscos de alguns temporais.

Por outro lado a tendência é de diminuição da chuva no Sul do Brasil e o sol já volta aparecer entre nuvens em grande parte da região. Na capital Porto Alegre o dia começa com chuviscos, mas logo as instabilidades perdem força. Tempo instável ainda com chuva a qualquer hora na região de Florianópolis e também em Curitiba.

O tempo fica firme em parte do interior do Nordeste, mas entre as capitais Maceió, Recife e João Pessoa, o tempo vai continuar instável com chuva persistente, o que acontece com moderada intensidade.

Na região Norte chove principalmente à tarde, mas entre as capitais Manaus e Macapá, os temporais já podem acontecer pela manhã.

Quanto a temperatura, no Rio de Janeiro dia começa com 23º e a máxima de 33º graus, em Salvador mínima de 25º e máxima de 31º, em Cuiabá tempo chuvoso e máxima de 29º graus.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 16 de dezembro 2021

Nova ZCAS e mais temporais no Centro-Oeste e Sudeste

Uma nova ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul se forma a partir desta quarta-feira, dia 15, e vai intensificar a chuva em todo o Centro-Oeste do país e também sobre o estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e sul do Rio De Janeiro até o fim desta semana.

Além da ZCAS, a chuva também terá a influência de uma área de baixa pressão atmosférica em superfície, que está entre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e o Paraguai.

Ao longo dos próximos dias, o predomínio será de tempo fechado com alerta para chuva intensa, temporais e volumes expressivos. A chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia e de forma persistente. As precipitações também podem vir acompanhadas por raios, ventos e não se descarta a chance de queda de granizo, principalmente sobre o estado de São Paulo.

Como vimos no Boletim CLIMATEMPO, há previsão para acumulados elevados, ressalta-se a importância de uma atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Temporais persistem sobre SP

A semana começou com a atmosfera bastante instável, o que permitiu a ocorrência de muitos temporais sobre o estado de São Paulo. A chuva acumulou volumes elevados e provocou muitos alagamentos, inclusive sobre a capital paulista.

Risco de novos temporais

Os temporais ainda se espalham sobre todas as regiões do estado nesta quarta-feira e novos transtornos podem ser observados. Com o solo já encharcado e o nível dos rios e córregos mais elevado, há risco de novos alagamentos e transbordamentos.

Na quinta-feira, 16 de dezembro, as condições para temporais começam a diminuir no estado. O risco será maior em cidades do norte e do leste do estado, inclusive não dá para descartar alguns temporais sobre a Grande SP. A situação ainda é de alerta nestas regiões.

Chuva diminui

Na sexta, ainda chove em muitas áreas do estado, porém com volumes menores. No fim de semana o ar seco volta a ganhar força e já para de chover em grande parte do estado. O sol tende a aparecer mais e as temperaturas ficam mais altas, principalmente no interior do estado.

Ainda pode chover com um pouco mais de força nas áreas que fazem divisa com Mato Grosso do Sul e o Triângulo Mineiro.

Na capital paulista, o fim de semana ainda será marcado por variação de nuvens, mas só tem previsão de chuviscos no sábado. No domingo não chove mais.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® Informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.