CLIMATEMPO 16 de setembro 2022, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO 16 de setembro 2022 e veja a previsão do tempo para esta sexta-feira no Brasil. Chuva se espalha sobre MG e GO

A frente fria ainda continua avançando em direção a costa do sudeste do país e aumenta muito a nebulosidade no estado do Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Momento de atenção para todo o litoral Fluminense e região metropolitana do estado do Rio que ainda podem receber chuva forte e de forma persistente. Essa chuva pode acumular grandes volumes até o fim do dia.

As nuvens carregadas se espalham mais sobre Minas Gerais até áreas do sul de Goiás. E volta a chover em Belo Horizonte e Goiânia. As pancadas ainda são irregulares e mal distribuídas o que ajuda a aliviar um pouco a qualidade do ar.

Por enquanto o tempo segue firme em Brasília, Palmas, Salvador, na maior parte do interior do Nordeste, na capital Campo Grande e na região de Cuiabá. Ainda chove de forma mal distribuída em todo o norte de Mato Grosso.

Já no sul do Brasil, as temperaturas continuam baixas e não tem previsão de chuva nas capitais. Mesmo com a presença do sol a sensação é de frio. Ainda hoje pode começar com nevoeiro no interior Gaúcho e também na maior parte do oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Mas que aos poucos se dissipa dando lugar ao sol.

Continuando a análise do Climatempo, no Estado de São Paulo a chuva segue concentrada no litoral norte e nas áreas que fazem divisa com o sul de Minas Gerais. Na região da capital paulista a previsão é apenas de garoa, o destaque ainda são as temperaturas mais baixas principalmente entre a madrugada e o amanhecer.

Na região Norte do país ainda chove forte em Manaus e no sul de Roraima. A capital Boa Vista ainda continua com um ar muito abafado, calor e pancadas de chuva à tarde.

Quanto a temperatura, a máxima pode chegar aos 37º graus em Cuiabá, mas não passa dos 19º graus em Porto Alegre. No Rio de Janeiro em consequência do tempo mais encoberto, a máxima não passa dos 20º graus.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 16 de setembro 2022

Chuva retorna a Brasília no fim de semana

O ar seco, que ainda atua em grande parte do Centro-Oeste, segue influenciando o tempo no estado de Goiás e no Distrito Federal. Nesta quinta-feira (15), o dia segue ensolarado em Brasília, com tempo seco e sem condições para chuva.

A umidade relativa do ar chega a níveis críticos, valores inferiores a 20%, nas horas mais quentes do dia. Na sexta-feira (16), algumas nuvens se formam no decorrer do dia, mas o sol ainda brilha com força e o tempo fica firme.

Chuva retorna no fim de semana

A convergência de ventos ocasionada pela passagem de uma frente fria sobre o Brasil, vai favorecer a formação de nuvens que podem provocar chuvas rápidas entre a tarde e o início da noite do sábado (17) e do domingo (18). Não há risco de temporais ou volumes significativos, mas essa chuva melhora a qualidade do ar na região do Distrito Federal e em Brasília.

A região de Brasília está sem receber chuva desde o dia 8 de maio de 2022, com 131 dias, a contar esta quinta-feira, 15 de setembro. Lembrando que a última chuva significativa foi em 7 de maio de 2022, com 13,3mm, segundos dados do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia.

Ressalta-se também que este período é o mais longo sem precipitação significativa (de 10mm ou mais) em Brasília desde maio a outubro de 2020, a dois anos atrás, quando ficou 146 dias sem chuva significativa (entre 18 de maio de 2020 e 18/10/2020).

Tendência

A próxima semana começa com sol e calor no estado de Goiás, mas ainda chove entre a segunda-feira e a terça, com risco de trovoadas no estado, incluindo a região de Brasília.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.