Previsão do tempoClimatempo

CLIMATEMPO 17 de abril 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Como informa o Boletim CLIMATEMPO 17 de abril 2021, no Sudeste volta a chover e o Nordeste a instabilidade perde força, veja como fica a previsão do tempo nas demais regiões do Brasil neste sábado.

Nesse fim de semana, a atuação de um cavado meteorológico e a passagem de uma frente fria pelo mar, reforçam a instabilidade sobre o Sul do Brasil.

No sábado (17), há previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia, que podem ser fortes e vir acompanhadas de raios, especialmente na serra e no litoral norte do Rio Grande do Sul, no sul, no leste e o nordeste de Santa Catarina (inclusive na Grande Florianópolis), no litoral do Paraná e na Grande Curitiba.

No domingo (18), com a intensificação e persistência dos ventos marítimos, o tempo fica mais carregado na Grande Florianópolis, no litoral norte catarinense, no Vale do Itajaí, no litoral do Paraná e na Grande Curitiba. A chuva será frequente, por vezes forte e pode acumular volumes elevados. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos/enchentes e deslizamentos de terra.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 17 de abril

Climatempo 17 de abril

Ciclone influencia Sul e Sudeste

Neste domingo (18) temos a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no oceano, próximo ao litoral entre as Regiões Sul e Sudeste. Como indicado na figura abaixo a previsão é que o centro deste sistema esteja atuando a cerca de 400km da costa no fim da tarde de domingo.

climatempo 17 de abril
CLIMATEMPO 17 de abril 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Ainda no domingo a baixa pressão já influencia o litoral entre Santa Catarina e São Paulo provocando vento moderado. Este sistema também deve favorecer a formação de nuvens carregadas e há alerta para temporais com chuva forte e volumosa no leste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, inclusive entre a madrugada e manhã de segunda-feira (19).

Entre a segunda e a terça-feira (20), o sistema se aprofunda na atmosfera dando origem a um ciclone. Pelas características previstas, tudo indica que este ciclone possa ser classificado como um ciclone subtropical.

Abaixo o posicionamento do ciclone na noite de terça-feira (20). Entre a segunda e a terça-feira este sistema já provoca vento moderado a forte na faixa litorânea entre Santa Catarina e o Rio De Janeiro. As rajadas ficam entre 40 e 60km/h na faixa costeira entre Santa Catarina e São Paulo e entre 50 e 80km/k no litoral do Rio de Janeiro.

climatempo 17 de abril
CLIMATEMPO 17 de abril 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Mar Agitado

Na terça-feira, o vento soprando forte e persistente sobre o oceano forma as ondas que chegam ao litoral deixando o mar agitado. Como indicado abaixo na previsão de ondas para a terça-feira à noite. São esperadas ondas entre 2,5 e 3 metros no litoral do Rio de Janeiro. A ondulação do mar é de sul nas praias do Rio de Janeiro e de sudeste no litoral entre São Paulo e o Rio Grande do Sul.

climatempo 17 de abril
CLIMATEMPO 17 de abril 2021, veja a previsão do tempo no Brasil

Na quara-feira, o mar fica ainda mais agitado, com previsão de ressaca em todo o litoral entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, com ondas entre 3 e 3,5 metros de altura nas praias fluminenses e entre 2 e 3 metros nas demais áreas costeiras. Em mar aberto a altura das ondas ficam por volta de 5 metros.

Previsão do tempo para os próximos dias

Até o fim da semana que vem, a previsão é de que o ciclone permaneça atuando no oceano ao largo do litoral das Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

As últimas rodadas dos modelos meteorológicos divergem um pouco sobre o posicionamento do sistema, mas todos os modelos convergem sobre a atuação do sistema até o fim da semana.

Finalizando o Boletim CLIMATEMPO 17 de abril, pelos menos até a sexta-feira que vem, dia 23, o sistema influenciará todo o litoral entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, provocando vento moderado a forte e deixando mar agitado. As condições de vento e de mar são duras especialmente em alto-mar.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS – Informações para quem produz

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados