CLIMATEMPO 17 de junho 2024, veja a previsão do tempo

CLIMATEMPO 17 de junho 2024, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO com informações sobre previsão do tempo, temperatura mínima e máxima prevista, além de destaques relevantes dos últimos dias.

A semana começa com destaque para a circulação de ventos e atuação de cavado, estimulando ainda muitas nuvens carregadas sobre parte do Sul do país, com risco de temporal em Santa Catarina e na metade norte do Rio Grande do Sul. A atuação do bloqueio atmosférico ainda impede o avanço de frentes frias e de instabilidades sobre a maior parte do interior do Brasil. As temperaturas devem seguir ainda acima da média, muito sol e calor e ar seco. A ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) deve manter a entrada de umidade em áreas do Norte do Brasil e costa norte do Nordeste.

Região Sul

Segunda-feira com o céu encoberto, nublado, condição de temporal na Grande Porto Alegre e chuva que pode acontecer com força de forma volumosa até com situação de perigo no noroeste do Rio Grande do Sul. A infiltração marítima, circulação de ventos e atuação de cavados meteorológicos vão estimular muitas nuvens carregadas até mesmo entre o oeste de Santa Catarina e o extremo sul do estado. Os municípios mais próximos ao Rio Grande do Sul, como Serra e Vale, podem receber volumes altos. Só não deve chover, mas o céu fica encoberto e com chance para garoa entre Uruguaiana e a região de Rio Grande. Já o Paraná ainda segue sobre influência do ar mais seco. Até tem condição para um pouco de chuva em Foz de Iguaçu, mas Curitiba, todo litoral paranaense, cidades como Maringá e Londrina seguem com destaque para temperatura acima da média, para muito sol e calor.

Região Sudeste

O amanhecer ainda pode começar com temperaturas mais amenas em algumas áreas do Sudeste do país, mas a amplitude térmica segue grande. Em Vitória, nas primeiras horas do dia, podemos ter condição para névoa e para nevoeiro. Não tem expectativa de chuva na maior parte da região, somente o Vale do Jequitinhonha em Minas, que pode receber pancadas rápidas devido à umidade que vem da Bahia. Até mesmo Belo Horizonte segue com ar bem seco e o destaque é a qualidade do ar prejudicada. Em São Paulo, no interior paulista, a umidade tende a ficar em alerta durante as horas mais quentes do dia.

Região Centro-Oeste

Ainda com a atuação do bloqueio atmosférico, teremos um começo de semana sem grandes mudanças nas condições de tempo em todo o Centro-Oeste do país. Dia de sol, com pouca nebulosidade, ar bem seco. Mais seco e temperaturas acima da média. Ainda vamos seguir com destaque para muito calor e máximas até acima de 34 graus em Mato Grosso. Durante as horas em que o sol predomina com força, tem atenção voltada para focos de queimadas que podem aumentar principalmente sobre a região do Pantanal. Não tem previsão de chuva.

Região Nordeste

O interior da região segue com destaque para o ar mais seco e para a qualidade do ar ainda prejudicada. As temperaturas devem se manter mais altas entre o oeste da Bahia e o sul do Maranhão. A infiltração marítima ainda estimula muitas nuvens carregadas no litoral norte da Bahia, em Salvador e em Aracaju. A condição é de céu encoberto com chuva em vários momentos, e o mar ainda deve seguir agitado na costa leste nordestina. A condição de chuva forte diminui em Natal e João Pessoa, com possibilidade para uma chuva mais rápida. O sol aparece e deve chover à tarde de maneira mais isolada em Fortaleza. Já São Luís, no Maranhão, ainda fica em atenção para pancadas que, pontualmente, podem vir com força.

Região Norte

A faixa sul da Região Norte do país ainda deve seguir com influência do ar mais seco. A segunda-feira vai ser marcada por sol, pouca nebulosidade e tempo firme, desde Rio Branco, no Acre, até o sul do Pará. O Tocantins ainda continua com alerta para baixa umidade do ar, e Palmas pode ter calor acima de 34 graus. Destaque para a umidade alta sobre a faixa norte da região. Devido à atuação da ZCIT, estimulando muitas nuvens carregadas, ainda temos condição para chuva forte entre o leste e norte do Amapá e risco de temporal em Roraima e no interior do Amazonas.

Climatempo

No cenário meteorológico desta segunda-feira, o Rio Grande do Sul permanece sob intensa precipitação. A circulação de ventos na região favorece a formação de nuvens carregadas, resultando em chuvas constantes desde a manhã no norte gaúcho e oeste de Santa Catarina. O planalto sul também enfrentará elevados volumes de água, o que pode acarretar novos problemas para a região.

Já na campanha e na fronteira oeste, como em Uruguaiana, o dia será predominantemente nublado, com apenas uma leve possibilidade de garoa. Nessas áreas, a intensidade das chuvas diminui significativamente.

No Paraná, o tempo firme prevalece em grande parte do estado, incluindo Curitiba. O mesmo ocorre no Sudeste, abrangendo São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte, onde o dia será ensolarado com poucas nuvens. Somente o extremo norte do Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais terão chuvas muito isoladas.

No Centro-Oeste, um bloqueio atmosférico mantém o veranico, caracterizado por sol intenso, ar seco e temperaturas elevadas à tarde. O Matopiba e o sertão nordestino também seguem sob estas condições. No entanto, a costa leste do Nordeste, especialmente em Salvador e no litoral norte da Bahia, como a Praia do Forte, começará o dia com muita nebulosidade e chuvas a qualquer momento.

No norte do Brasil, a Zona de Convergência Intertropical ainda provoca chuvas isoladas no Acre, norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Apesar da leve redução no volume de chuvas, estas ainda ocorrem.

As temperaturas seguem elevadas no Centro-Oeste, Matopiba, São Paulo e Rio de Janeiro, onde a máxima deve alcançar os 33ºC. Entretanto, no Rio Grande do Sul, devido à chuva e menor incidência solar, as máximas em Porto Alegre não passam dos 20ºC.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Compartilhar este artigo
Sair da versão mobile