CLIMATEMPO 17 de novembro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 17 de novembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta quinta-feira.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS ainda segue atuando no país e vai provocar ainda muita chuva entre as regiões Norte, Centro-Oeste e o Sudeste. deve aumentar as instabilidades também no estado da Bahia e ao longo da quinta-feira tem alerta de temporais por todo o Sul e Oeste do Estado.

Essa chuva volumosa e persistente pode causar grandes acumulados até o fim do dia e aumenta muito o risco de transtornos.

Também chove forte no norte de Minas, no Espírito Santo, estado do Tocantins e no centro e sul do Pará. Há risco de temporais também no Amazonas e a capital Manaus ainda vai seguir o dia com sol, mas já com pancadas de chuva forte a partir da tarde.

Por outro lado, o ar seco vai ganhando cada vez mais intensidade no Centro-Sul do país, diminuindo a formação de nuvens carregadas entre os estados de São Paulo, Sul de Goiás, Mato Grosso do Sul e nos três estados do Sul do país.

Apesar do amanhecer gelado, até com formação de geada em algumas áreas de Serra do Estado Catarinense, o sol vai definir a temperatura. Volta a subir a partir da tarde e não chove na maior parte da costa Norte do país e nas capitais São Luís e também Fortaleza.

A máxima em Porto Alegre chega a 30º graus, máxima de 28º graus no Rio de Janeiro, apenas com previsão de chuva isolada, 38º graus em Cuiabá e 33º graus em Manaus.

CLIMATEMPO 17 de novembro 2022

Muita chuva no centro-norte e ar seco no centro-sul do país

Grandes áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas sobre parte do Norte, do Centro-Oeste, do Nordeste e Sudeste do Brasil, associadas a uma frente fria que está próxima ao litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo. Esta junção representa a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um sistema meteorológico provedor de muita chuva e que ocorre nos meses de primavera e verão sobre o Brasil. Esta é a primeira ZCAS da primavera de 2022.

CLIMATEMPO 17 de novembro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Uma massa de ar seco de origem polar influencia a Região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, avançando também sobre o Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e de Mato Grosso. A presença do ar seco deixa o tempo firme, com pouca chance de chuva.

Região Sudeste

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul provocam muitas nuvens e chuva sobre o centro, norte e leste de Minas Gerais,no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro. Estas áreas têm alto risco de chuva forte e volumosa no decorrer do dia. O dia fica chuvoso especialmente na Zona da Mata Mineira, na Região Serrana Fluminense, no Norte e Noroeste do Rio de Janeiro e no centro-sul capixaba. Risco de chuva forte nas capitais Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro.

O sol predomina no estado de São Paulo e no Triângulo Mineiro. O Vale do Paraíba e Sul de Minas têm sol e pancadas de chuva a partir da tarde. O centro-sul fluminense tem muitas nuvens e chuva a qualquer hora.

Região Centro-Oeste

Uma massa de ar seco predomina em Mato Grosso do Sul, no Sul de Goiás e de Mato Grosso. O sol fica forte o dia todo nestas regiões, faz muito calor, a umidade do ar fica baixa e não chove.

O restante da Região fica dentro das áreas de estabilidade da ZCAS e passam o dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios. Há risco de chuva forte.

Região Nordeste

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul provocam muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes por quase toda a Bahia, no centro-sul do Piauí e do Maranhão. Há risco de chuva forte e volumosa no decorrer do dia.

A faixa litorânea entre Salvador e João Pessoa tem sol e chuva rápida. Apenas o litoral de Pernambuco fica em atenção para chuva moderada. O sertão da Bahia e o restante do Nordeste passam o dia com muito sol e sem chuva.

Região Norte

Áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul atuam sobre quase toda a Região Norte provocando muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte e volumosa em quase todo o Norte.

Em Roraima e no extremo norte do Amapá, as pancadas de chuva são rápidas. As outras áreas do Amapá e o norte do Pará passam o dia com sol e sem chuva.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *