Confira o Boletim CLIMATEMPO 18 de setembro e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta sexta-feira.
Chuva chegando para Mato Grosso
Secura extrema do ar, níveis de umidade relativa até abaixo dos 10%, calor de mais de 40°C e a fumaça dos incêndios florestais que se alastram pelo Mato Grosso. Esse vem sendo o cenário no estado há varias semanas.
De acordo com os registros do Instituto Nacional de Meteorologia, Cuiabá está sem nenhuma chuva há 117 dias. O último registro de alguma precipitação foi entre os dias 22 e 23 de maio de 2020, mas com um acumulado de apenas 8 mm.
A última chuva volumosa sobre Cuiabá ocorreu entre os dias 13 e 14 de maio de 2020, quando choveu 37,1 mm.
De forma geral, a maioria das áreas do estado de Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá, está sem chuva desde meados de maio. Neste período, alguns poucos locais no extremo norte e no extremo oeste do estado registraram alguma precipitação em um ou outro dia, mas de pouco volume, esporádica, que não teve influência no quadro geral de seca.
É muito importante lembrar que o Mato Grosso, como todo o Centro-Oeste do Brasil tem o período normal de estiagem nos meses de outono e inverno. Assim, não chover ou chover apenas eventualmente, é normal. Estranho seria se em junho, julho e agosto tivéssemos várias pancadas de chuva.
Chuva à vista
Uma grande mudança das condições meteorológicas são esperadas para o Centro-Oeste do Brasil a partir deste fim de semana. O deslocamento de uma frente fria pelo centro-sul do país e a mudança na circulação de vento em níveis médios da atmosfera vão permitir o retorno das primeiras pancadas de chuva, após um longo período de estiagem.
A previsão é que algumas pancadas de chuva ocorram no oeste e sudoeste do estado no domingo, áreas de divisa com Rondônia e Amazonas, e na fronteira com a Bolívia, refletindo a passagem de uma frente fria sobre o centro-sul do Brasil. As áreas de instabilidade aumentam na segunda-feira e várias regiões do estado, incluindo Cuiabá, devem registrar pancadas de chuva. Mas após o dia 24, as áreas de instabilidade aumentam e as pancadas de chuva devem ocorrer até no norte do estado.
Frente fria provoca temporais no Sudeste nos próximos dias
A passagem de uma grande e forte frente fria irá provocar temporais sobre áreas do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos dias.
No sábado (19), com o avanço deste sistema, pancadas de chuva são esperadas no período da tarde no centro sul e leste de São Paulo e também no centro sul do Rio de Janeiro, inclusive sobre as capitais desses estados. No litoral paulista, há risco de temporais e chuva volumosa.
No domingo (20), a chuva vai se espalhar mais e atinge todo o interior de São Paulo, no Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, sul de Minas e Zona da Mata. Nesses locais, ocorrem períodos de chuva forte e volumosa, acompanhada de raios e ventania. Durante o período da noite, a chuva deve avançar para a Grande Belo Horizonte. Além disso, as temperaturas vão cair de forma muito expressiva, especialmente sobre o leste paulista.
Na segunda-feira (21), há risco de temporais no estado do Rio de Janeiro, no centro-sul e leste de Minas Gerais e no centro-sul capixaba, incluindo Vitória e Belo Horizonte.
Em todos esses dias, as rajadas de vento mais intensas variam de 50 a 70 km/h.
Primavera começa com chuva no Sudeste
Na terça (22), o avanço de novas áreas de instabilidade para o estado de São Paulo vai favorecer a intensificação da chuva novamente na faixa leste, incluindo a capital. Também há risco de chuva forte/volumosa e ventania no estado do Rio de Janeiro, centro-sul e leste de Minas Gerais e Espírito Santo.
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz