CLIMATEMPO 19 de agosto 2022, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO 19 de agosto 2022, veja onde pode nevar e a previsão do tempo nas regiões produtoras do Brasil nesta sexta-feira.

Chuva forte, frio, calor e possibilidade de neve hoje no Brasil

Uma nova e forte frente fria entrou no Sul do Brasil estimulando a formação de grande quantidade de nuvens carregadas, com potencial para temporais. Esta frente fria avança para o Sudeste e para o Centro-Oeste no decorrer desta quinta-feira aumentando as condições para chuva em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Esta frente fria também vai estimular o aumento da nebulosidade e chuva sobre Rondônia, Acre, sobre parte dos estados do Rio De Janeiro, de Minas Gerais e de Goiás.

Além da chuva, esta frente fria traz uma intensa massa de ar frio que vai causar uma queda a muito acentuada da temperatura a partir desta sexta-feira sobre grande parte do Brasil.

Muitas nuvens se espalham pelo leste do Nordeste.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 19 de agosto 2022 com a análise completa.

Previsão do tempo

O Sul do Brasil tem tempo mais instável nesta quinta-feira, por causa da forte frente fria que avança sobre a Região. No oeste e sudoeste gaúcho, o sol aparece entre muitas nuvens, mas ainda pode garoar em algumas áreas de manhã. No oeste do Paraná, de Santa Catarina, no norte, leste e sul do Rio Grande do Sul ainda chove de manhã, mas a tarde já terá períodos com sol entre muitas nuvens e a nebulosidade diminui à noite. O restante do Paraná e de Santa Catarina seguem a quinta-feira com muita chuva, que só deve diminuir durante a noite.

Na Região Sudeste, o sol e o calor predominam na maioria das áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A forte frente fria que avança do Sul do Brasil provoca pancadas de chuva à tarde e à noite no sul do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e na maioria das áreas de São Paulo. Mas chove desde cedo no centro-oeste e sul de São Paulo.

Na Região Centro-Oeste, a previsão é de sol forte, muito calor e baixa umidade no ar na maioria das áreas de Goiás, no Distrito Federal e no nordeste de Mato Grosso. Uma forte frente fria provoca muita chuva e queda da temperatura em Mato Grosso do Sul. Chove já pela manhã no oeste de Mato Grosso. No centro, sul, norte e sudeste de Mato Grosso e no sul de Goiás, há condições para pancadas de chuva no decorrer da tarde e à noite.

Na Região Norte, o sol aparece forte em todos os estados. Uma frente fria aumenta a nebulosidade e as condições para chuva à tarde e à noite em Rondônia e no Acre. As pancadas de chuva ocorrem também no Amazonas, em Roraima, no Amapá, no extremo norte do Pará. Nas demais áreas do Pará e no Tocantins, o sol forte predomina.

Quase todo o Nordeste do Brasil tem muito sol e tempo seco nesta quinta-feira. Algumas pancadas de chuva ocorrem no litoral da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, no leste de Pernambuco, leste da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Alertas meteorológicos

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis (madrugada/manhã), Curitiba (madrugada/manhã), Campo Grande, São Paulo (noite), Cuiabá e Boa Vista

Atenção: Possibilidade de neve e outras precipitações de inverno na noite do dia 18 e começo da madrugada do do dia 19 de agosto na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Confira explicação de meteorologista

Alerta para temporais na madrugada e manhã no extremo norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná; no decorrer do dia no Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, no centro-oeste, sul de São Paulo e à noite na Grande São Paulo.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento que podem ser fortes no centro, leste e noroeste de São Paulo, no sul de Goiás, no centro-oeste e sul de Mato Gros.

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% no leste e nordeste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no Tocantins, sudeste do Pará, no sul do Maranhão

Atenção para fortes rajadas de vento com até 80 km/h no litoral norte do Rio de Janeiro e região dos Lagos (RJ), com até 70 km/h nas demais regiões do Rio de Janeiro. no leste, sul, centro e sudoeste de Minas Gerais, no Espírito Santo, São Paulo, centro-sul de Goiás, Mato Grosso do Sul, centro, oeste e sul de Mato Grosso e em todo o Sul do Brasil, e no centro, sul e oeste de Rondônia

Atenção para rajadas de vento moderadas a fortes, com até 60 km/h no norte da Bahia, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, no Ceará, no Piauí, Alagoas e Sergipe.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.