CLIMATEMPO 1º a 7 de novembro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Assista o Boletim CLIMATEMPO 1º a 7 de novembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões Brasil nesta semana.

A primeira semana do mês de novembro começou bem atípica em grande parte do Brasil, com temperaturas muito baixas para esta época do ano.

No Sul, Sudeste e também no Centro-Oeste, a chuva vai perdendo intensidade sobre estas regiões e acaba acontecendo de forma mais irregular e isolada, com os maiores acumulados pelo menos até o dia 7 de novembro ainda concentrado entre o litoral do Paraná e de Santa Catarina.

Já em grande parte da região do Matopiba, a chuva volta a acontecer de forma um pouco mais significativa ao longo dos próximos dias, conforme a frente fria vai se afastando.

Na região Sul do país, destaque para baixos acumulados ao longo dessa semana. O ar frio de origem polar ganha força em todo estado e a terça-feira vai ser um dia bem frio, até com risco de geada em parte do Rio Grande do Sul, neve e precipitação invernal nas áreas de serra Catarinense. Os acumulados, pelo menos até o dia 7 de novembro, não passam nem de 10 milímetros em algumas regiões, mas no litoral do Paraná e de Santa Catarina, essa chuva ainda pode causar transtornos, até com acumulados pontuais passando dos 50 mm de chuva.

No Centro-Oeste chove forte em áreas do norte de Goiás e também de Mato Grosso, com acumulados chegando até 75 mm, mas de forma geral grande parte da região ainda com pouca chuva e com acumuladas que não passam nem de 10 mm em alguns municípios.

Já o interior de Mato Grosso do Sul segue sobre predomínio do ar seco ao longo dessa primeira semana do mês. Em grande parte da região Nordeste e também Norte do Brasil, a chuva volta a se intensificar, com acumulados muito elevados que podem trazer transtornos e paralisar as atividades em campo.

E continuando a análise do Climatempo, ao longo dos próximos dias a previsão é de mais de 100 milímetros de chuva no Tocantins, interior e sul do Maranhão, do Piauí e também da Bahia, a chuva ganha força novamente. No norte de Minas, estado do Espírito, Santo e até parte do Rio de Janeiro, serão acumulados pontuais que podem passar dos 75 mm de chuva, pelo menos até o começo da próxima semana.

CLIMATEMPO 1º a 7 de novembro 2022

Intensa frente fria chega ao Brasil e traz muito frio

Uma forte frente fria vai avançar pelo Brasil provocando chuva forte, granizo, frio intenso e queda brusca e acentuada da temperatura. Há risco de geada e de neve.

Quando a frente fria vai chegar?

Seguindo a análise do Climatempo, podemos observar que neste domingo (30), uma forte frente fria chegou ao Brasil, intensificando as áreas de instabilidade sobre o Sul do país. O risco para temporais é grande nos estados desta Região e também no sul de Mato Grosso do Sul. A massa de ar frio polar da frente já avança sobre estas áreas neste dia, provocando declínio de temperatura.

Na segunda (31), com a evolução da frente fria sobre o país, a expectativa é de chuva forte e bastante volumosa na maioria das regiões do país. As temperaturas diminuem ainda mais na região Sul e o ar frio polar deve alcançar o Centro-Oeste, o Sudeste e parte da Região Norte – o estado de Rondônia já deverá sentir o efeito da friagem no decorrer do dia.

Na terça-feira (01), a frente estará influenciando o tempo nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, grande parte do Norte e algumas áreas do Nordeste brasileiro. O alerta para temporais é alto entre o Amazonas e a Região Sudeste. No Sul do país, há risco de geada no Rio Grande do Sul e de neve em algumas localidades de Santa Catarina.

Fortes rajadas de vento

O grande contraste de temperaturas provocado pelo avanço do ar muito frio sobre o Brasil, junto à presença das nuvens de tempestade, deverão provocar fortes rajadas de vento sobre o Brasil.

Toda a Região Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste, o estado do Acre, do Amazonas, em Rondônia e em áreas da Bahia, deverão registrar ventos fortes. Em geral, rajadas de vento entre 40 e 60km/h, mas algumas regiões poderão ultrapassar este valor.

Acentuada queda da temperatura

Esta frente fria traz consigo uma intensa massa de ar frio, de origem polar. Ela será responsável por causar uma queda brusca e bastante acentuada de temperatura no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Em 24h pode acontecer uma queda nos valores de temperatura de 8°C a 10°C, em média.

Esta friagem começará a ser sentida nestas áreas, já a partir de domingo (30), se intensificando entre a segunda (31) e a terça-feira (01).

Precipitação de inverno

Entre a noite de segunda-feira (31) e a madrugada de terça-feira (01), não se descarta a possibilidade de ocorrência de precipitações de inverno como chuva congelada ou neve na serra catarinense.

CLIMATEMPO 1º a 6 de novembro 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp Agronews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *