CLIMATEMPO 1º de setembro 2022, veja a previsão do tempo

Confira o Boletim CLIMATEMPO 1º de setembro 2022 e veja a previsão do tempo em todas as regiões produtoras do país.

O primeiro dia do mês de setembro promete ser marcado por rajadas de vento em grande parte do Brasil.

Aos poucos o frio vai perdendo cada vez mais intensidade no centro-sul do país, mas o dia ainda pode começar com formação de geada na região da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais.

O sol volta a predominar e as temperaturas entram em rápida de elevação, por isso vai ser um dia de grande amplitude térmica no Sul e também no Sudeste do Brasil.

O alerta no decorrer desta quinta-feira ainda é de temporais, mas a maior parte da região Sul continua com o tempo firme. Não deve chover no Centro-Oeste, e nem em áreas do interior do Nordeste e nas capitais Palmas, Porto Velho e também Rio Branco. Mas aumenta a nebulosidade na maior parte da costa leste do Nordeste. Ainda tem previsão de chuva forte no litoral do Sergipe, de Alagoas e no leste e sul da Bahia.

Ainda pode ventar ao longo do dia na maior parte da região, com rajadas que podem chegar até 50 km por hora. Mas entre o interior da Paraíba, Pernambuco e também do Ceará, as rajadas são mais fortes e podem chegar até os 60 km por hora.

Tem previsão também de rajadas de vento na mesma intensidade no litoral norte do Rio de Janeiro e em todo o litoral do Rio Grande do Sul.

Já em Manaus, Porto Velho e também grande parte do norte do Brasil, a chuva se concentra no período da tarde e pode vir acompanhada por trovoadas. Mas o calor continua sendo destaque nesta quinta-feira e a máxima pode chegar aos 34º graus em Manaus, 27º graus na capital Porto Alegre, 38º graus em Cuiabá e 26º graus no Rio de Janeiro.

CLIMATEMPO 1º de setembro 2022

Setembro vai começar com o avanço de uma nova frente fria

As temperaturas entraram em gradativa elevação no centro-sul do Brasil neste final de agosto, mas outra frente fria já é prevista para avançar pelo país nos primeiros dias de setembro. Com isso, a previsão é que volte a chover e esfriar no Sul, em parte do Centro-Oeste e parte do Sudeste. Os ventos também tendem a se intensificar neste período.

Nova frente fria vem aí

O novo sistema vai começar a avançar na sexta-feira pelo Sul do Brasil. A previsão já indica tempo fechado e com chuva em vários momentos do dia no estado gaúcho, em Santa Catarina e no no centro-sul, oeste e leste do Paraná. Curitiba já recebe pancadas de chuva à noite.

No sábado, 3 de setembro, ainda chove no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná, inclusive, com altos volumes no litoral e capital dos dois estados. Já na região oeste e no estado gaúcho, o tempo volta a ficar firme, mas por influência da massa de ar frio de origem polar, as temperaturas entram em declínio e já pode gear na Campanha Gaúcha.

A chuva se espalha também sobre o sul de Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo. O tempo fica fechado e chuvoso no Litoral Sul e Vale do Ribeira e a chuva se espalha a partir da tarde no oeste paulista e nas regiões de Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Grande SP. A chuva na capital deve chegar à noite.

No domingo, 4 de setembro, o ar seco e frio já predomina em grande parte do centro-sul do Brasil, por isso o tempo abre, faz sol, mas a sensação é de frio no Sul, em Mato Grosso do Sul e em parte do Sudeste. A chance de gear de madrugada é bastante elevada sobre amplas áreas do Rio Grande do Sul e no Planalto e Serra de Santa Catarina.

A chuva ainda persiste sobre o leste de São Paulo, incluindo capital e litoral, no Rio De Janeiro e até sul de Minas e Zona da Mata. Conforme a frente fria avança, o sistema leva chuva também para o litoral do Espírito Santo.

Em relação aos ventos, em geral, com a passagem do sistema, a expectativa é de rajadas em torno de 50 a 60km/h na maior parte das áreas, mas pode ventar pontualmente mais forte em parte do Rio de Janeiro, com valores de 70 a 80km/h. Esse vento intenso pode até trazer alguns impactos para o Rock in Rio.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.